Menu
Brasília

Vídeo: bandidos usam engenhoca para neutralizar alarme e roubar carros

Arquivo Geral

22/09/2018 17h13

PMDF descobre uso de aparelho que neutraliza alarme dos carros. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Francisco Dutra
[email protected]

Redobre a atenção após estacionar o carro na rua. Segundo a Polícia Militar, criminosos agora têm um dispositivo para neutralizar o acionamento do alarme dos veículos. No mesmo instante em que o proprietário aciona o equipamento de segurança depois de estacioná-lo, a bandidagem usa a engenhoca para anular o sinal. Ou seja, o automóvel fica aberto e completamente à mercê do furto.

A engenhoca possui o apelido peculiar de “Chapolin” e já foi usada em outras partes do País anteriormente. No DF, a prática ainda não havia se popularizado entre os bandidos. Até que o dispositivo criminoso foi descoberto pelos policiais do GTOP 24 do 4º Batalhão, responsável pelo patrulhamento no Guará, neste sábado (22).

“Nós recebemos a denúncia de um indivíduo praticando furtos na área central de Brasília e no Aeroporto JK. Ele transitava em um Nissan Versa Branco com teto preto. Encontramos ele com o aparelho”, contou o cabo Mendonça, um dos responsáveis pela prisão.

O nome do homem detido não foi divulgado. Mas o caso já estava no radar da PM há alguns dias. A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto JK, havia denunciado uma série de furtos em veículos nas proximidades do terminal.

Conforme o relato da PM, o homem detido seria um ex-funcionário da Inframerica. Teria diversas passagens por furto e furto mediante fraude. O caso será investigado agora pela Delegacia de Polícia do Lago Sul.

PMDF descobre uso de aparelho que neutraliza alarme dos carros. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

A Polícia Militar gravou vídeo demonstrando o funcionamento do dispositivo. Veja:

 

 

Furtos a todo instante no DF

Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública, apenas em agosto deste ano, 826 veículos foram furtados no Distrito Federal. No acumulado do ano até aquele mês, foram 7.047 furtos em veículos na capital federal. Neste ano.  as forças de segurança recuperaram ao menos 3.808 veículos tomados dos donos.

Como evitar os crimes

A pedido do Jornal de Brasília, o major Michello Bueno, da PMDF, orienta sobre como evitar os delitos:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado