Menu
Brasília

Asilo no DF recebe ação gratuita de prevenção ao glaucoma

Arquivo Geral

17/05/2018 12h16

Shutterstock

Idosos do Asilo Bezerra de Menezes, em Sobradinho, receberão uma visita especial neste sábado (19): uma equipe do Hospital de Olhos do Brasil, liderada pelo oftalmologista Ricardo Yuji Abe, estará no local para fazer check-up oftalmológico gratuitamente nos moradores da instituição. Na ocasião, também serão feitas trocas de lentes de óculos, entrega de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza recolhidos em campanhas internas feitas nos hospitais do grupo.

A visita é parte de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida dos idosos e chamar a atenção para importância da prevenção do glaucoma, doença silenciosa considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 65 milhões de pessoas no planeta convivem com a patologia, responsável por 4,5 milhões de casos de perda total de visão. Só no Brasil, ela atinge mais de 900 mil pessoas.

Divulgação

“O glaucoma é uma doença degenerativa e progressiva, que danifica as células do nervo óptico. É crônica e não tem cura, sendo que na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo”, explica o dr. Yuji Abe. Fazem parte do grupo de risco pessoas com mais de 40 anos (a prevalência aumenta com a idade), míopes que usam lentes acima de seis graus, diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares e indivíduos da raça negra, que têm quatro vezes mais chances de serem afetados.

Como muitas vezes o problema é assintomático, os pacientes, geralmente, buscam o tratamento em uma fase já bastante avançada. No entanto, uma vez que a visão foi perdida, independentemente do tipo de glaucoma, ela não poderá ser restaurada. “Por isso, é necessário um exame oftalmológico completo e cuidadoso, com medição da pressão intraocular, exame do fundo de olho e campo visual. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores as chances de se evitar a perda visual. Não podemos evitar que o Glaucoma apareça, mas podemos sim evitar a cegueira causada pela doença”, afirma o oftalmologista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado