Menu
Brasília

Árvore Digital é inaugurada no DF, mas usuários reclamam da qualidade da internet

Arquivo Geral

27/03/2018 12h51

João Stangherlin

A partir desta terça-feira (27), quem passar pela Praça do Relógio, em Taguatinga, poderá ter acesso à internet gratuita. Com quatro metros de altura, a primeira árvore digital do DF foi inaugurada por volta das 9h e promete oferecer 480 megabytes de internet para até 500 pessoas simultaneamente em um raio de 200 metros. A qualidade da conexão, porém, foi criticada por usuários que testaram o serviço.

Idealizado pela Secretaria de Ciencia, Tecnologia e Inovação do DF, o ponto também irá oferecer conexões USB e tomadas para que os celulares possam ser recarregados. O estudante Gabriel Cavalcante, de 16 anos, adorou a iniciativa, mas reclamou da velocidade da conexão. “A internet está um pouco lenta e, quando tem muita gente, o sinal cai. Mas dá para quebrar o galho, principalmente pra carregar meu celular”, pondera.

Moradora de Samambaia, Denise Santana, 33, também adorou a possibilidade de carregar o celular em um espaço público. “Antes só tinha uma tomada aqui na praça e dava mal contato. Isso irá facilitar muito a nossa vida, mas espero que a qualidade da conexão da internet melhore”, reforçou.

João Stangherlin

Expansão

Essa é a primeira de 50 árvores digitais que devem ser espalhadas pelas regiões administrativas até o fim do ano, de acordo com Thiago Jarjour, secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, da pasta de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia. “Funciona semelhante a outras parcerias, como das bicicletas compartilhadas e das conexões em aeroportos. A gente cede o espaço público por um período, e a empresa pode usar a publicidade”, explicou.

Como houve dificuldades de conexão no evento de hoje porque foi alcançado o limite de 500 conexões simultâneas, o secretário-adjunto estuda diminuir o raio de alcance, restringindo ao perímetro da praça. Jarjour disse ainda que a prioridade são locais de grande alcance da população.

Para o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Oliveira, a medida é um marco no DF. “Precisamos mudar o polo de desenvolvimento, descentralizar do Plano Piloto, e Taguatinga tem uma economia pujante” avaliou sobre a escolha do local.

Também em fase de testes, uma unidade será instalada no Parque da Cidade, mas com 240 mega de velocidade.

Árvores digitais não implicam custos adicionais 

Ainda segundo a pasta, os equipamentos não acarretarão custos adicionais ao governo de Brasília. Eles foram cedidos e custeados pela iniciativa privada, por meio da empresa Sunkit — que também fará a manutenção.

Pelo espaço público cedido, a empresa pode tanto comercializar nos terminais quanto fazê-la de forma digital, no momento da conexão. Ela também poderá fazer propaganda virtual, quando o usuário acionar o Wi-Fi. Para isso, a pasta destaca que é preciso seguir as regras previstas no Marco Civil da Internet, sendo, portanto, proibido o compartilhamento de dados dos usuários.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado