Menu
Brasília

Área central de Brasília terá trânsito parcialmente fechado para ato pró-Lula

Arquivo Geral

14/08/2018 17h23

João Stangherlin/Jornal de Brasília

João Paulo Mariano
[email protected]

Em coletiva realizada na tarde desta terça-feira (14), a Polícia Militar garantiu que Brasília está preparada para receber a manifestação de integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e de membros do Movimento dos Sem Terra (MST), prevista para esta quarta-feira (5). Na ocasião, mais de 5 mil militantes irão acompanhar o registro da candidatura de Lula em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a PM, diferente das outras vezes, nenhuma via será bloqueada na área central de Brasília, mas os estacionamentos do TSE, Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ficarão fechado a partir desta madrugada. No início da manhã, apenas autoridades e funcionários terão acesso aos prédios. Os servidores dos ministérios também foram orientados a utilizar o transporte público para se dirigirem ao trabalho.

O responsável pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTrans), coronel Alexandre de Souza Oliveira, no entanto, pede para que, nesta quarta, a população evite utilizar o Eixo Monumental e as vias da Esplanada. “Assim que os manifestantes chegarem na altura do Palácio do Itamaraty, eles devem pegar a via que dá acesso aos tribunais. Lá, eles terão um espaço grande e vazio para se aglomerarem, desafogando as ruas”, ponderou Oliveira.

Leia mais: Dividido por regiões, acampamento pró-Lula reúne de crianças a idosos

Em nota, o Departamento de Trânsito do DF (Detran) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) afirmaram que as faixas exclusivas estarão liberadas até as 23h59 desta quarta.

Um acordo entre os movimentos e as corporações de segurança pública do DF prevê que, pacificamente, a partir das 13h, militantes acampados no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson darão início ao ato. De lá, atravessarão o Eixo Monumental e seguirão sentido S1. Em seguida, irão caminhar até o TSE. “Os manifestantes irão ocupar apenas as três faixas da direita, para que as outras fiquem livres para os carros. A intenção é evitar congestionamento naquela região”, informou a PM.

Polícia divulga esquema de trânsito para a manifestação pró-Lula desta quarta (15). foto: Material cedido ao Jornal de Brasília

O término da manifestação está previsto para as 19h, horário em que o TSE costuma encerrar as atividades, de acordo com a PM. A volta dos integrantes dos movimentos para os acampamentos não será feito em marcha. “Há um acordo para que os manifestantes voltem de ônibus. Os veículos ficarão estacionados próximos ao local de concentração. Eles devem sair pela L4 Sul, justamente porque a via tem muitas faixas e não atrapalharia ninguém”, resume o coronel.

Força policial

“A ideia é que seja uma manifestação pacífica e que a cidade não pare”, afirma o chefe de Operações da PMDF, coronel Macilon Back da Silva. Segundo ele, 1,2 mil policiais estarão de prontidão durante todo o dia para realizar a segurança da população na área central de Brasília.”Haverá uma viatura parada em cada ministério para auxiliar em qualquer transtorno. Internamente, os prédios contarão com o apoio da Força Nacional”, destacou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado