Menu
Brasília

Após Ibaneis fazer acordo com BMW, secretários vão dirigir carros elétricos

Além disso outros 20 carros elétricos de outras marcas serão destinados à servidores para testes

Redação Jornal de Brasília

17/05/2019 17h58

Da Redação

redaçã[email protected]

Nesta sexta-feira (17) Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, informou que fechará parceria com a BMW para colocar à disposição do secretariado 25 carros elétricos. Para o chefe do Executivo local, a medida não resultará em despesas aos cofres públicos, mas, sim, em redução de gastos: “Nós vamos diminuir o custo com nossos veículos em R$ 4 milhões”.

Em outro acordo, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende dar à população oportunidade de usar os carros elétricos de outras marcas. Inicialmente, serão 20 veículos destinados a servidores públicos do GDF e da União. Depois de 90 dias, mais 30 unidades deverão chegar à capital da República e o serviço será ampliado para o cidadão comum.

As parcerias foram costuradas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e a pasta de Projetos Especiais. O titular da primeira, Gilvan Máximo, detalhou ao Metrópoles que as iniciativas vão sair do papel dentro de um mês. Como contrapartida, as empresas usarão o projeto piloto como vitrine tecnológica.

Os cidadãos poderão usar os automóveis após fazer o cadastro em um site e baixar um aplicativo. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) irá instalar, além dos estacionamentos, 100 pontos de recarga, na Esplanada dos Ministérios e nos Setores Hoteleiros Sul e Norte. O serviço de carros compartilhados para a comunidade será oferecido por um grupo de empresas, incluindo a Itaipu.

Nesta quinta-feira (16), Ibaneis deixou o carro próprio no qual cumpre agendas e fez um test drive. “Eu fiz questão de fazer a demonstração e gostei muito. Não tenho pretensão de adquirir um, por enquanto”, brincou. “Nós vamos instalar os pontos de tomada, e os carros vão ficar estacionados, como ficam os patinetes eletrônicos. A partir daí, a comunidade vai poder utilizar”, comentou.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado