Menu
Brasília

Apesar da greve, Metrô-DF opera com 60% dos trens

Arquivo Geral

09/11/2017 7h33

Myke Sena/Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

Em greve, o Metropolitano do Distrito Federal (Metrô) funciona na manhã desta quinta-feira (9) com 18 dos 24 trens em circulação e duas estações fechadas. Apesar do movimento grevista, todas as estações estão abertas. No início do dia, pelo menos quatro ficaram sem condições de funcionamento e abriram aos poucos.

Por volta das 8h, a empresa confirmou que passageiros podem desembarcar no último terminal que ainda era afetado, Guariroba, em Ceilândia. Ali e na estação Asa Sul, o embarque não está autorizado. Na Asa Sul, ocorre apenas o desembarque. O fluxo de passageiros é 30% menor e os trens passam em intervalos de cerca de sete minutos. Apesar do transtorno, passageiros não relatam dificuldades em pegar o transporte.

Nas estações, os painéis das plataformas mostram que o intervalo entre trens é de 10 minutos, mais que o dobro do normal. Uma servidora pública procurou a ouvidoria do Metrô para confirmar funcionamento.

Por mensagem, a informação era que se mantivesse 80% da frota, conforme decisão judicial. De acordo com ela, que pediu para não ser identificada, a situação na estação Centro Metropolitano não é diferente dos outros dias. Já na sexta estação de Ceilândia, a entrada nos vagões é dificultada diante da lotação. “Normal”, garantem passageiros.

Jessica Antunes/Jornal de Brasília

Jessica Antunes/Jornal de Brasília

De acordo com o Governo de Brasília, as faixas exclusivas da EPTG, da EPNB, do Setor Policial Sul e das W3 Norte e Sul não estão liberadas para outros veículos. Em plano emergencial, o GDF colocou 67 ônibus extras para reforçar as cidades atendidas pelo Metrô. Somente em Ceilândia, são 24. Carregadas, motoristas da capital enfrentam engarrafamentos.

Ontem, a Justiça do Trabalho determinou funcionamento com 90% de sua capacidade nos horários de pico (6h às 10h e de 16h30 às 20h30). Nos demais horários, 60% da frota e dos empregados em atividade. Em razão das provas do Enem, no domingo (12), o Metrô funcionará com 100% de sua frota e empregados das 8h30 às 19h.

Nas redes sociais, passageiros reclamam e relatam problemas:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado