Menu
Brasília

Agendamento para carteira de identidade no DF só em abril

Arquivo Geral

19/01/2017 7h00

“O procedimento é simples e não há greve, o que poderia justificar a demora. O fato é que não recebi nenhuma explicação plausível. Estou revoltado”, Samyr de Almeida, estudante. Foto:Myke Sena

Manuela Rolim
[email protected]

Perder os documentos pessoais é um transtorno. Pior do que isso é ter que aguardar meses para agendar a retirada da segunda via. Atualmente, essa é a situação de quem precisa emitir uma carteira de identidade no DF. Seja pelo site da Polícia Civil, nos postos do Na Hora ou no atendimento pelo 156, o cidadão precisa esperar, no mínimo, até abril para conseguir o agendamento. Apesar dos relatos de cidadãos e do teste do próprio JBr., feito ontem, a Polícia Civil garante que as vagas são abertas diariamente.

Há um mês, o estudante Samyr Salatiel de Almeida, 22 anos, perdeu o documento ao sair de um bar e, devido à demora no agendamento, não consegue participar de um projeto de iniciação científica da faculdade. “Eles me exigem a identidade para dar prosseguimento ao cadastro. Passei nessa prova e, agora, corro o risco de não poder desenvolver o projeto por causa de um atraso sem justificativa”, relatou.

Para o estudante, a situação é absurda. “Eles não souberam me explicar por que as marcações não estão sendo feitas antes de abril. O procedimento é simples, sem nenhuma dificuldade e não há greve, o que poderia justificar a demora. O fato é que não recebi nenhuma explicação plausível. Estou revoltado”, completou.

Via-crúcis

Samyr afirma que tenta fazer a marcação desde a última terça-feira. Ele foi ao posto do Na Hora, mas foi informado de que deveria agendar antes de dar entrada pessoalmente ao relatório da 2ª via. Foi então que acessou o site da PCDF e se deparou com a previsão da data. Ao ligar para o 156, ele também escutou do atendente que há disponibilidade somente para abril.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Claudionor Batista dos Santos, todos os dias, até 350 vagas são abertas no site da corporação por volta das 8h. Cerca de uma hora e meia depois, todas elas são preenchidas e o cidadão terá de acessar a página no dia seguinte. Ele reforça que, mesmo que o portal mostre abril como o único mês disponível, o procedimento ocorre diariamente.

“É uma estratégia nossa para diminuir o número de cidadãos que agendam e não comparecem. Agora, liberamos as vagas aos poucos. Antes, havia um desperdício de atendimento, já que as pessoas não cancelavam as visitas quando tinham algum imprevisto. Quem quiser fazer um agendamento para abril ou mais tarde pode realizá- lo tranquilamente. Para antes disso, porém, será preciso acompanhar a liberação das vagas pela manhã”, justificou o diretor.

Durante a entrevista, Santos chegou a concordar que era um desserviço o site da PCDF mostrar somente as datas referentes ao mês de abril como disponíveis à sociedade e prometeu rever a questão. “Nossa intenção é facilitar e otimizar o atendimento de vagas que realmente foram preenchidas por pessoas que, de fato, vão comparecer”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado