Menu
Brasília

Aeroporto de Brasília é um dos mais pontuais do mundo, aponta pesquisa

Arquivo Geral

12/01/2018 14h54

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Relatório de Pontualidade, divulgado anualmente pela companhia Official Airline Guide (OAG), revelou que o Aeroporto Internacional de Brasília está entre os mais pontuais de todo o mundo. A pesquisa separou todos os terminais entre categorias, de acordo com o fluxo anual de pessoas, e selecionou os cinco melhores de cada. Para a consultoria, é considerado pontual o voo que chegue ao destino ou decole em tempo inferior a 15 minutos da programação.

Brasília ficou em quarto lugar na categoria dos Aeroportos que atendem de 10 a 20 milhões de pessoas por ano, tendo operado 84.58% de seus voos dentro do horário previsto. O terminal da capital ficou na frente do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), que ficou em quinto com uma pontualidade de 84.25%. O líder mundial de pontualidade na categoria foi o Aeroporto de Osaka, no Japão, com 88,45%.

Confira o ranking:

1º – Osaka – 88.45%
2º – Salt Lake City – 86.01%
3º – Sapporo – 84.73%
4º – Brasilia – 84.58%
5º – Rio de Janeiro – 84.25%

Esta não foi a primeira vez que o Aeroporto de Brasília foi bem classificado por sua pontualidade. O terminal foi considerado o mais pontual na categoria com fluxo superior a 100 mil voos em um ano em ranking também realizado pela OAG. Foram 125 mil voos operados entre outubro de 2016 e setembro de 2017. Na ocasião, Brasília recebeu a pontuação máxima, de cinco estrelas.

Em outro estudo, realizado entre janeiro a julho de 2017 pela Flight Stats, o aeroporto da capital foi o único brasileiro a figurar na categoria de grande porte. No mesmo período de estudo, o Terminal brasiliense apareceu como 7º da lista mundial junto com os aeroportos do Japão, Austrália e Turquia.

“Estas colocações são importantes para nós, pois somos um dos maiores centros de conexão do Brasil. Processar um grande número de aeronaves e passageiros no horário requer uma logística alinhada e esta é uma ação que realizamos conjuntamente com as companhias aéreas e o Controle de Tráfego Aéreo da Aeronáutica. Isso demostra que estamos trabalhando em sinergia e que o investimento que realizamos em infraestrutura, tecnologia e bons profissionais vem apresentando resultados positivos”, ressalta Juan Djedjeain, diretor de operações da Inframerica, operadora responsável pelo Aeroporto Internacional de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado