Menu
Brasília

Adasa reduz captação de água em Santa Maria e no Descoberto

Colaborador JBr

20/02/2017 19h41

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) anunciou novas medidas para combater a crise hídrica que o Distrito Federal enfrenta. Por meio das Resoluções n° 1 e n° 2, publicadas no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (20), foi determinado que, até o dia 6 de março, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) reduza a captação de água nos reservatórios de Santa Maria e do Descoberto.

A captação média do Reservatório do Descoberto será reduzida de 3,8 mil litros por segundo para 3,5 mil litros por segundo. Em Santa Maria, a captação da água será limitada a 500 litros por segundo. Atualmente, são drenados 880 litros por segundo do reservatório.

Saiba mais

  • As cidades do DF abastecidas pelo Reservatório do Descoberto enfrentam racionamento de água desde janeiro, com um dia de corte no abastecimento a cada seis.
  • O revezamento nas regiões abastecidas pelo Descoberto começou em 16 de janeiro e atingiu cerca de 1,8 milhão de pessoas em Águas Claras, na Candangolândia, em Ceilândia, no Gama, no Guará, no Núcleo Bandeirante, no Park Way, no Recanto das Emas, no Riacho Fundo I, no Riacho Fundo II, em Santa Maria, em Samambaia, em Taguatinga e em Vicente Pires.

Segundo o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, a população está ciente dos problemas enfrentados com a falta de água, mas se as condições não forem favoráveis, o limite de captação terá que diminuir ainda mais. “Não está nos nossos planos deixar a sociedade sem água. Estamos tomando todas as providências. Até agora, já realizamos rodízios em algumas cidades. Então, o mais provável é que no futuro tenhamos que apertar e realizar rodízio em outros pontos “, conta.

O presidente destacou ainda, que a meta é ter água para enfrentar a seca. “É importante poupar agora, pois assim, chegando em maio, chegaremos até a próxima estação chuvosa”, alerta. “Nós temos que poupar o reservatório de Santa Maria porque ele tem um comportamento diferente do Descoberto. O de Santa Maria leva mais tempo para encher do que para esvaziar, podendo levar até quatro anos para se recuperar, então precisamos poupar o sistema”, destacou.

A medida é justificada pelo baixo nível dos reservatórios, que deveriam estar acima dos 60% de capacidade. Às 7h30 desta segunda-feira (20), a Barragem do Rio Descoberto estava com 37,49% da sua capacidade, e o Reservatório de Santa Maria, com 45%.

Racionamento no Plano Piloto, Lagos Sul e Norte

A Caesb estuda, ainda, a possibilidade de preparar o racionamento em pontos nobres, como Plano Piloto, Lagos Sul e Norte. Caso a medida seja incluída no racionamento, a Caesb informou que irá divulgar a medida com pelo menos três dias de antecedência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado