Menu
Brasília

Mortes no trânsito: acidentes fatais sobem 54% no DF

Arquivo Geral

03/05/2018 14h11

CBMDF/Divulgação

Ana Clara Arantes
[email protected]
O número de acidentes fatais de trânsito aumentou 54% no DF entre janeiro e abril de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 111 acidentes nesses quatro primeiros meses. Já em 2017, houve 72. Os dados são dos departamentos de Estradas de Rodagem (DER-DF) e de Trânsito (Detran-DF). Este mês é tempo da campanha Maio Amarelo, que alerta para a segurança no trânsito.

Leia também: Acidente de carro mata motorista em Sobradinho

A ação foi criada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. O lema adotado para a edição de 2018 é “Nós somos o trânsito” e elenca todos os atores envolvidos: órgãos e agentes de fiscalização, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A maior causa de acidentes no trânsito, de acordo com o DER, é o uso de álcool, seguido de drogas lícitas ou ilícitas. Logo após vem a perda de controle do veículo, inexperiência, excesso de velocidade e fechada por veículo. Segundo dados do departamento, foram registrados 243 acidentes com mortes em todo o ano de 2017.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o quinto país mais violento no trânsito, com 234 mortes a cada 100 mil veículos. De acordo com Álvaro Ribeiro, diretor de Educação de Trânsito do Detran, o índice na capital está abaixo do tolerável pela organização, que é de duas mortes por 100 mil habitantes.
“A importância do Maio Amarelo vem da necessidade de termos mais atenção e diminuir os riscos que o trânsito traz”, afirma.

Ribeiro recomenda atenção quanto ao uso de celulares, ingestão de bebidas alcoólicas e a velocidade: “A questão do celular é um problema sério atualmente. Temos feito um trabalho grande para não dirigirem teclando”, destaca.

Embriaguez no feriado
A fiscalização do Detran autuou 30 condutores embriagados entre a noite de segunda-feira passada e a madrugada de ontem. Os agentes multaram ainda 12 motoristas conduzindo veículo não licenciado, dois inabilitados e 18 por motivos diversos.

A operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que teve início na sexta-feira e se encerrou na noite de terça-feira, não registrou nenhum óbito nas rodovias que cortam o DF. A fiscalização foi fortalecida em pontos que apresentam maior incidência de acidentes.

O Detran faz um alerta que não se restringe ao Maio Amarelo: “Se beber, chame um aplicativo, um táxi, mas seja passageiro. Outra questão é a velocidade. Em um acidente, quando o carro está a 30 km/h, há mais de 90% de chance de a vítima se salvar. Já a 60 km/h, há 80% de chance da vítima morrer. A 80 km/h as chances de óbito sobem para 95%”, explica Álvaro Ribeiro.

Para ele, essa é uma questão muito relevante. “Mesmo que a via indique uma determinada velocidade, é necessário observar quesitos como tempo e horário e, de acordo com cada situação, diminuir a velocidade”, pondera.

Além disso, segundo Ribeiro, providências estão sendo tomadas para a redução do limite de velocidade em vias com alto índice de acidentes, como em Ceilândia e em Águas Claras.

Mulher xinga agente
Em uma das blitze do fim de semana, uma mulher foi presa em flagrante após ofender uma agente do Detran, em Samambaia. O carro em que ela estava como passageira descumpriu a ordem de parada. “Essa demônia, sabe que ela tem, é? Preta velha da b… suja e do cabelo ruim. Eu tenho cabelo bom. Sou preta do cabelo bom”, disse a mulher, que foi autuada por injúria racial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado