Menu
Brasília

Abertura de capital pode tirar Metrô-DF do sufoco

Aline Rocha

14/05/2019 18h13

Foto: Agência Brasília

Lindauro Gomes
[email protected]

Planilha obtida com exclusividade pelo Jornal de Brasília demonstra que os gastos do Metrô-DF superaram em aproximadamente 150% o valor arrecadado pela estatal em 2018. Para se ter uma ideia, no mesmo ano, o GDF injetou R$ 233 milhões no Metrô-DF e o gasto com a folha de pagamento ficou na casa dos 135% da receita operacional da companhia.

Planilha de custeio do Metrô-DF


Durante a greve dos metroviários, o GDF divulgou edital de chamamento público para a concessão da Companhia do Metropolitano. O documento foi publicado em 6 de maio e informa que os interessados deverão apresentar “projetos, levantamentos, investigações e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à concessão de gestão, operação, manutenção e expansão dos serviços de transporte metroviário do DF”

Vale lembrar que em matéria publicada pelo Jornal de Brasília, os salários dos empregados da companhia, em média, superam a realidade de várias profissões.

Nesta terça-feira (14), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha enfatizou a necessidade de reformulação e abertura de capitais de empresas estatais de Brasília, como a CEB, a CAESB e o próprio Metrô.

No pensamento de Ibaneis, é preciso preservar o quadro funcional das estatais e vender os ativos pode ser a saída para sanear as combalidas empresas. “Não vamos privatizar totalmente as empresas; vamos abrir o capital para capitalizar as empresas e ampliar as condições de investimento”, explicou o governador, durante reunião com empresários do setor da construção civil no dia de hoje.

O governador destacou ainda que a iniciativa de privatização das estatais é uma maneira de atrair o dinheiro dos investidores para essas empresas, por meio de operações como venda de ações, entre outras. “Isso será bom para que ninguém fique do sufoco de começar uma obra e não conseguir uma ligação de água porque não tem recursos”, ressaltou Ibaneis Rocha.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado