Menu
Brasil

Roraima registra maior número de incêndios em 21 anos

Willian Matos

16/04/2019 22h32

incêndios

Foto: João Freire/ICMBio

Roraima vive forte clima de calor e seca. De janeiro até o último domingo (14), foram detectados 4.402 focos de incêndios. É o maior número já registrado na região desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), iniciada em 1988.

O aumento é de 128% em relação ao ano passado inteiro. O recorde anterior havia acontecido em 2016, com 3.870 focos. Os maiores focos são em Caracaraí e Mucajaí, municípios de expansão agrícola, onde o governo do Estado é responsável pelo licenciamento ambiental e pela autorização de queima.

Todas as autorizações de queimadas foram suspensas por conta do clima. Portanto, as queimas que acontecerem na região a partir de agora são consideradas ilegais, por tempo indeterminado

Roraima vai contra grande parte da Amazônia. Enquanto, no primeiro semestre, esta parte está no fim da estação chuvosa, os roraimenses lidam com a seca. O Estado conta também com a presença do lavrado (savana). Lavrado é um bioma que costuma registrar mais focos de incêndio do que a floresta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado