Menu
Brasil

Renúncia de bispo de Limeira é aceita pelo Papa

Dom Vilson é investigado por extorsão e enriquecimento ilícito, além de ser suspeito de ecobertar supostos casos de abuso sexual

Aline Rocha

17/05/2019 13h09

Foto: Reprodução

Da Redação
[email protected]

O pedido de renúncia do bispo de Limeira (SP), dom Vilson Dias de Oliveira, foi aceito pelo papa Francisco hoje (17). O arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, foi nomeado pelo papa para assumir o cargo. Dom Vilson foi nomeado bispo da Diocese de Limeira em 13 de junho de 2007, pelo papa Bento XVI.

 

O bispo é investigado por extorsão e enriquecimento ilícito. Além disso, é suspeito de encobertar supostos casos de abuso sexual cometidos por um padre em Americana (SP), hoje suspenso das funções de reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua (SP).

 

Em carta lida ao fiéis nesta manhã, Dom Vilson expressou incômodo por causa de ataques a ele e a outros presbíteros da igreja católica de Limeira. Na carta, o bispo afirma “reconheço minhas limitações, mas também levo no coração todo amor que aqui recebi do bom Povo de Deus presente nos 16 municípios que compreendem esta Igreja Particular de Limeira”.

 

“Foram quase 12 anos de minha nomeação (13/06) que tive a oportunidade de servir ao Senhor e à Santa Mãe Igreja nestas terras, enfrentei com alegria cada desafio da realidade aqui encontrada. Sei que a dimensão pastoral é imensa, e muito trabalhei para isso. No entanto, neste momento, sinto-me pequeno frente à grandeza da missionariedade que esta Igreja Particular tomou em suas proporções”, disse.

 

Com informações de Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado