Menu
Brasil

Operação Tiradentes Adsumus apreende mais de uma tonelada em drogas em todo o país

Arquivo Geral

25/04/2019 12h27

Foto: Tácio Lorran/ Jornal de Brasília

Tácio Lorran
[email protected]

A Operação Tiradentes Adsumus, que mobilizou policias e militares do Corpo de Bombeiros dos 26 Estados, mais o Distrito Federal teve resultados alarmantes. Em todo o país foram apreendidos mais de uma tonelada de maconha, além de cerca de 75 quilos de cocaína, crack e ecstasy. A operação foi realizada entre às 7h dessa quarta-feira (24) e às 7h desta quinta-feira (25).

Foram realizadas mais de 2 mil prisões em flagrante. Os suspeitos respondem por homicídios, roubos, furtos, posse de arma e tráfico de drogas. Ao todo, 312 mandados de prisão foram cumpridos e 235 foragidos recapturados.

Na operação também foram apreendidas 550 armas e mais de 5 mil munições. Em todo o país, participaram 102 mil militares, 33 mil viaturas, 465 embarcações e 76 aeronaves. .

Morte

Segundo o Comando de Polícia Militar, apenas um militar morreu durante a operação. O policial era da Brigada Militar de Rio Grande do Sul e foi alvejado por um tiro de fuzil em confronto com assaltantes de um banco na cidade de Porto Xavier. Identificado como Jair, 34 anos, ele deixa esposa e um filho de quatro anos.

Nos Distrito Federal

Na capital federal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros utilizaram 4.164 militares, 506 viaturas, duas embarcações e uma aeronave. Na ocasião, foram abordadas 5 mil pessoas. Dessas, 55 foram presas em flagrante, 14 veículos recuperados e 3 armas apreendidas. Em relação a drogas, foram apreendidas 240 gramas de maconha, 12,5 gramas de cocaína e 10 comprimidos de ecstasy.

Além de ter sediada o lançamento e o fechamento da operação, Brasília também foi o pólo de integração dos militares. Foi criado um grupo de representantes de polícias militares e corpos de bombeiros de vários estados que desenvolveram um planejamento envolvendo ferramentas computacionais.

Foto: PMDF/ Divulgação

A operação

Essa é a terceira edição da operação Tiradentes. O objetivo é apresentar o trabalho dos militares à sociedade brasileira que, segundo a corporação, ainda é desconhecido por parte da maioria da população. Atualmente a operação é realizada anualmente, mas os militares pretendem aumentar a constância das ações, segregando os temas abordados.

Do latim, a expressão Adsumus significa “estamos presentes”. Conforme o coronel Araújo, o objetivo é mostrar para a população que os militares estão ativos e a disposição das comunidades. “[A operação] trabalhou em cima de três eixos: contribuir para a redução da criminalidade violenta, reduzir o medo da vitimização e aumentar a confiança na polícia”, explica.

Dia a dia

Segundo a coronel Sheyla, a operação é um “trabalho ordinário” como qualquer outro realizado pela Polícia Militar. Ela garante que a apreensão de armas e drogas acontecem da mesma maneira como nos outros dias. “Não vou dizer que diariamente a quantidade de apreensão de armas e de drogas se repetem, mas a produtividade das corporações sim”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado