Menu
Brasil

“A máscara caiu”: vítima relata abuso de João de Deus há 19 anos

Arquivo Geral

09/12/2018 12h43

Atualizada 10/12/2018 8h15

Foto: Reuters

Jéssica Antunes
[email protected]

Era 1999 quando uma jovem depressiva de 22 anos buscou por cura espiritual. Na cidade de Abadiânia (GO) a 115 km de Brasília, ela ia todos os domingos à Casa Dom Inácio de Loyola para orar com João de Deus, até que foi forçada a apalpar o órgão sexual do médium mais famoso do Brasil. Ela esperou por quase 20 anos até que alguém tivesse coragem de denunciar. “A máscara finalmente caiu”, disse ao Jornal de Brasília.

“Quando a gente vai lá é porque estamos muito fragilizados, desesperados. Toda atenção que conseguia eu já me sentia importante”, diz a vítima, que hoje tem 41 anos, é dona de casa e vive em Valparaíso de Goiás, na Região Metropolitana do Distrito Federal. Ela conta que, em certo domingo, os dois ficaram sozinhos em uma sala.

“Ele me pediu para ficar em pé. Fechei os olhos para começar a oração quando senti ele me abraçando, apertando o corpo contra o meu. Então, ele começou a me apalpar. Teve uma hora que pegou minha mão e colocou dentro da roupa dele”, conta a mulher. Naquele momento, ela estava com o punho cerrado e foi forçada a abrir.

“Ele estava gemendo e sussurrava no meu ouvido. Era asqueroso, nojento. ‘É oração. Faz isso que é oração. Você não quer ficar boa? Não quer ficar curada?’, ele dizia”. A mulher relata que o médium tentou forçá-la a fazer sexo oral. “Levantou os braços e veio no meu ombro para que eu ajoelhasse na frente dele. Eu me tremia toda”.

Quando o empurrou, voltou a ouvir que era apenas parte do processo. “Saí tão desorientada que tropecei no sofá, andei um pouco e consegui abrir a porta. Nunca mais voltei. Diz que é João de Deus, mas de Deus não tem nada. É um monstro”. Depois de tudo, ela ainda contou o que aconteceu a duas ou três pessoas, mas nunca levou adiante.

“Fiquei com receio e vergonha. Quem ia acreditar em mim contra um homem poderoso, importante e adorado pelas pessoas?”. Após o escândalo de denúncias, ela procurou uma advogada que orientou que procurasse o Ministério Público.

A Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de Goiás deve apurar as denúncias contra o médium da capital Goiânia. Nesta segunda-feira (10), as vítimas começarão a ser chamadas para prestarem depoimentos. Não se sabe, porém, exatamente quantos boletins de ocorrência foram registrados.

Divulgação/ Casa Dom Inácio de Loyola

Escândalo em rede nacional
Os primeiros 13 relatos foram divulgados pelo programa Conversa com Bial e pelo jornal O Globo na madrugada de sábado (8). Apenas uma das mulheres ouvidas, Zahira Leeneke Maus, uma coreógrafa holandesa, aceitou se identificar. As outras, todas brasileiras, disseram que preferem não mostrar o rosto, por sentirem medo e vergonha.

Ao programa Conversa com Bial, a assessoria do médium afirmou, em nota, que “há 44 anos, João de Deus atende milhares de pessoas em Abadiânia, praticando o bem por meio de tratamentos espirituais. Apesar de não ter sido informado dos detalhes da reportagem, ele rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos”. Neste domingo (9), o Jornal de Brasília não conseguiu contato com os representantes do médium.

Horas antes de o programa ir ao ar, João de Deus publicou em sua conta oficial no Instagram uma mensagem que apagou horas depois. “Não desistirei jamais da minha missão de amor. Perdoo todos aqueles que me fizeram ou tentam fazer-me mal”, dizia o texto.

Reprodução/Instagram

Federação critica
Após denúncias, a Federação Espírita Brasileira (FEB) condenou os atendimentos individuais como os feitos pelo médium João Teixeira de Faria, o João de Deus. Em nota divulgada na noite de sábado (8), a entidade ressaltou que “o Espiritismo orienta que o serviço espiritual não deve ocorrer isoladamente, apenas com a presença do médium e da pessoa assistida”.

Sem citar diretamente o nome do acusado, a entidade veio a público esclarecer o papel de médiuns curadores. De acordo com a nota, a doutrina espírita “não recomenda, portanto, a atividade de médiuns que atuem em trabalho individual, por conta própria. Estes não estão vinculados ao Movimento Espírita, nem seguindo sua orientação”.

Saiba mais

» João Teixeira de Faria, 76 anos, nasceu em Cachoeira da Fumaça (GO). Filho de um alfaiate e uma dona de casa, ele estudou até o segundo ano do ensino fundamental. Ele afirma que começou a ter mediunidade ativa aos nove anos de idade.

» Ele foi apadrinhado por Chico Xavier e, antes de fundar a Casa Dom Inácio, em 1976, peregrinava pelo país fazendo cirurgias espirituais. No início do seu trabalho, ele foi alvo de denúncias de exercício ilegal da medicina.

» Acusado de sedução de uma menina menor de idade, ele absolvido por falta de provas. Além disso, o religioso já foi acusado também de atentado ao pudor, contrabando de minério e assassinato, mas não foi julgado culpado em nenhum dos casos.

» João de Deus tem seguidores famosos e já recebeu visita de artistas e políticos. Xuxa visitou o religioso em 2011. A apresentadora americana Oprah Winfrey foi recebida em 2012. Em 2015, foi a vez de Naomi Campbell. Ronaldo Fenômeno esteve com o médium neste ano. Até mesmo o ex-presidente Lula visitou o hospital espiritual após descobrir o câncer de laringe.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado