Menu
Brasil

Enem 2019: 5 milhões de pessoas já se inscreveram no exame

Aline Rocha

16/05/2019 14h28

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou cinco milhões de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. As inscrições para o exame podem ser feitas até 23h59 desta sexta-feira (17), no horário de Brasília, pela Página do Participante na internet.

O Inep indica que os candidatos não se inscrevam de última hora, para evitar picos de acesso ao sistema de inscrição nos últimos instantes. O pagamento da taxa do exame, de R$ 85, deve ser feito até 23 de maio.

Do total de inscritos até o momento, 53% tiveram a isenção da taxa de inscrição aprovada e, para participar da prova, os candidatos também terão de se inscrever até amanhã. Os participantes que atendiam os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) tiveram que solicitar a isenção.

Até o momento, cerca de 60% dos candidatos fizeram a inscrição do Enem por meio de plataformas novas. Em 2018, o número foi de apenas 30% do total.

Enem 2019

O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes responderão a questões de linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, os estudantes terão 5 horas para resolver as provas de ciências da natureza e matemática.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o dia 13 de novembro. O resultado será divulgado em data a ser divulgada posteriormente.

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituição pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para obter bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com informações de Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado