Menu
Brasil

Em SP, viaduto que cedeu na Marginal do Pinheiros reabre em 18 de março

Agência Estado

12/02/2019 12h20

Atualizada

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta terça-feira, 12, que o viaduto que cedeu na Marginal do Pinheiros, na zona oeste, terá o acesso aberto para carros leves a partir do dia 18 de março. Segundo ele, as obras emergenciais estão em processo de finalização, cujo resultado será testado durante o carnaval. Já os trabalhos de manutenção ocorrerão quando a estrutura já estiver em funcionamento. A estrutura está interditada desde 15 de novembro.

“Isso depende agora dessa confirmação, desses testes de peso que serão realizadas durante o período do carnaval, para poder confirmar essa hipótese que os técnicos têm hoje: que é possível a utilização do viaduto durante as obras de manutenção”, disse o prefeito.

“Todas as ações emergenciais que a gente já vem desenvolvendo aqui, a recuperação da viga, do pilar, a recuperação agora do tabuleiro, essas fibras de carbono permitem dar mais agilidade à construção do tabuleiro (estrutura metálica que ajuda a sustentar viaduto)… De forma que a gente já tem uma previsão de poder separar essas obras emergenciais das obras de manutenção, que vão poder ser feitas já com o viaduto sendo utilizado pela população.”

Covas também divulgou a publicação de um edital de obras de manutenção do viaduto na próxima semana. Por isso, não há prazo para a liberação do tráfego de carros pesados. “Nessas obras que não são emergenciais, que são de manutenção, a gente não vai mais utilizar contrato emergencial. Como são de manutenção e elas podem ser realizadas com o viaduto sendo utilizado, a gente não consegue justificar uma contratação emergencial.”

O prefeito disse, ainda, que não está definido se haverá restrição de horário para o tráfego durante as obras de manutenção. O custo das obras emergenciais foi de R$ 20 milhões e a expectativa é que as de manutenção custem R$ 10 milhões.

A partir desta terça-feira, 12, o trens da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão circular em velocidade normal sob o viaduto.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado