Menu
Brasil

Diagnóstico preciso ainda é desafio para lidar com o Diabetes

Arquivo Geral

14/11/2018 7h00

Divulgação

Da Redação com assessorias
redacao.grupojbr.com

Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, doença caracterizada pelo distúrbio na produção de insulina pelo pâncreas, que leva ao aumento da quantidade de glicose no sangue. Atualmente, cerca de 425 milhões de pessoas em todo o mundo possuem a doença. Os dados recentes do International Diabetes Federation (IDF) são alarmantes. A estimativa é que, até 2045, haja um aumento para 629 milhões de pessoas atingidas pela doença. O Brasil ocupa a 4ª posição entre os 10 países com maior número de indivíduos com diabetes.

O diagnóstico preciso do diabetes ainda é um grande desafio para os profissionais de saúde. De acordo com o IDF, 50% da população no Brasil possuem e não tem conhecimento da enfermidade. Para a endocrinologista da Rede D’Or São Luiz, em Brasília, Cristina Blankenburg, conhecer as causas, tipos e tratamentos são de extrema importância para que o paciente acometido pela doença possa ter mais chances de controlar o diabetes.

“É preciso entender que há tratamento para o diabetes e que ele está basicamente relacionado à mudança no estilo de vida. Com controle da glicose, atividade física, alimentação adequada o paciente tem uma vida saudável por muito tempo. Hoje em dia, é disponibilizado um arsenal terapêutico de excelente qualidade. São medicações com segurança e eficácia comprovadas”, pontua.

O diabetes, por vezes, chega de forma silenciosa. Não existem sintomas específicos e, quando surgem, podem ser facilmente confundidos com outras doenças. Os mais comuns são inchaço, boca seca, perda de sono, falta de apetite, dor de estômago, fraqueza, tonturas, dificuldade de concentração, entre outros. Entretanto, vale ressaltar que, geralmente, os sinais só aparecem quando o quadro está mais grave.

De acordo com  o médico cirurgião geral e vascular, Dr. Igor Nunes, coordenador técnico do Cenfe Wound Care, fatores de exposição e comportamentais favoreceram o aumento da incidência da doença. “Cada tipo de diabetes tem sua causa específica, porém o mais comum hoje está associado à alimentação, como a exposição a açúcares e gorduras em excesso, sem contar a falta e irregularidade na prática de atividades físicas”, afirmou. Basicamente, existem três tipos de diabetes que mais acometem a população.

O diabetes gestacional, que é diagnosticado no período gestacional. Ocorre devido ao sobrepeso materno, má alimentação na gestação, genética. É importante lembrar que crianças que nasceram de mães com diabetes gestacional podem ter chances maiores de desenvolver a doença.

Existe também o diabetes Tipo I, que é uma doença autoimune e acontece por falência do pâncreas. Ela costuma se manifestar na infância e no inicio da adolescência. O indivíduo que possui este tipo de diabetes não tem produção de insulina no corpo e, por este motivo, o tratamento é feito com a administração de insulina.

Por fim, o diabetes Tipo II, que é causado por obesidade ou excesso de gordura, alimentação inadequadas e tem maior relação com a genética. Para pacientes com este tipo de diabetes, o tratamento é feito, inicialmente, com medicação oral.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado