Menu
Brasil

Brasil e Moçambique serão parceiros na produção de biocombustíveis

Arquivo Geral

06/09/2007 0h00

Os presidentes do Brasil, page Luiz Inácio Lula da Silva, find e de Moçambique, Armando Guebuza, assinaram hoje uma série de acordos de cooperação entre os dois países com ênfase na produção de biocombustíveis, informaram fontes oficiais.

Um dos acordos prevê a criação de um grupo de trabalho para avaliar as condições do país africano de seguir o modelo brasileiro de produção de etanol de cana-de-açúcar e diesel derivado de sementes oleaginosas.

Segundo Lula, Moçambique tem todas as condições para ajudar a atender a crescente demanda mundial por bioenergia e oferecer novas oportunidades de geração de riqueza a sua população.

O Brasil também está interessado em investir em infra-estrutura e energia convencional nessa nação do sudeste da África com a qual compartilha a herança colonial portuguesa.

Guebuza prometeu que seu Governo procurará melhorar o ambiente de negócios para atrair aos empresários brasileiros. “Gostaríamos mais uma vez de convidar os operadores privados brasileiros para que aproveitem as oportunidades de investimentos que Moçambique oferece em setores como transporte, infra-estrutura, indústrias cultural, de turismo e processamento de produtos agrícolas”, disse Guebuza.

O Brasil é o principal produtor e exportador mundial de etanol derivado de cana-de-açúcar e o Governo Lula transformou o produto na bandeira de sua diplomacia econômica e comercial.

Trata-se de um esforço para criar um mercado global para o combustível amplamente usado a grande escala há três décadas no Brasil e hoje promovido como alternativa menos contaminante que a gasolina, segundo os especialistas.

Lula aproveitou para oferecer a abertura em Moçambique de uma filial da Fiocruz, a prestigiada instituição de saúde pública carioca.

Os dois governantes também assinaram acordos de cooperação em educação a distância, formação científica de estudantes, construção de cisternas de água em zonas rurais, relações internacionais e consultas políticas.

Guebuza será o convidado especial do Governo brasileiro nesta sexta-feira em Brasília nas comemorações do Dia da Independência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado