Menu
Brasil

Alimentação balanceada no Carnaval é essencial para evitar desgaste do corpo

Arquivo Geral

21/02/2019 0h21

Foto: Shutterstock

Com a proximidade do Carnaval, os foliões precisam estar preparados para os dias de folia. Seja em bloquinhos de rua, passarelas das avenidas ou em trios elétricos, o corpo precisa estar preparado. Entre os cuidados necessários, a alimentação é fator essencial para manter a energia de quem vai curtir as festas.
Realizar as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) durante o dia é essencial no período. Segundo o nutrólogo Allan Ricardo Ferreira os alimentos consumidos precisam ser ricos em carboidrato, como cereais, pães, arroz e massa. Porém, com preferência pelas versões integrais destes alimentos. Os lanches também não devem ser esquecidos. Frutas frescas, sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal são boas opções para os foliões.
De acordo com o especialista da Rede D’Or São Luiz, quem for aproveitar a folia não pode esquecer de beber bastante água  (pelo menos de 2 a 3 litros por dia). O lembrete é ainda mais importante se a pessoa for consumir bebidas alcoólicas. A água, além de hidratar, diminui os efeitos de uma possível ressaca e ajuda no processamento do álcool pelo fígado. Outros líquidos como água de coco e sucos naturais também são alternativas para a hidratação. Entretanto, ele ressalta que é importante tomar cuidado com bebidas isotônicas, que possuem quantidade significativa de sódio em sua composição e, quando consumidos em excesso, sobrecarregam os rins, podendo elevar a pressão arterial e aumentar o risco de cálculos renais.
Com relação aos refrigerantes, o alerta é para a grande quantidade de açúcar em sua composição. Uma lata de refrigerante é o suficiente para ultrapassar os níveis máximos diários recomendados de açúcar. Um litro de refrigerante tipo cola, por exemplo, fornece 350 miligrama de sódio (tolerado até 2.000 miligramas) e até 100/120 gramas de açúcar (tolerado 20 gramas diários).
Dicas
Opte por alimentos leves e ricos em carboidratos (frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal). Eles fornecerão a energia adequada para participar da festa.
Entre uma festa e outra, o corpo precisa de descanso. Lembre-se que o sono é sempre reparador.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado