Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Vice perde não só gabinete, mas a equipe

Arquivo Geral

19/04/2018 7h00

Atualizada 18/04/2018 23h09

O governo Rollemberg quer transferir a estrutura da Vice-Governadoria, gerenciada pelo vice-governador Renato Santana (PSD) para a Casa Civil, conduzida pelo secretário Sérgio Sampaio, homem de confiança do governador. Até o noite de ontem, o decreto para isso estava na fila de publicação do Diário Oficial do DF. Tudo vai para Sampaio, inclusive – e em especial – os cargos. O PSD deixou a base governista e integra a Via Alternativa para disputar o Buriti em outubro. Santana e Rollemberg entraram em atrito por diversas vezes. “Só lamento. Espero que o governador não se foque na retaliação nas pessoas que trabalham pelo DF, mas nos problemas de Brasília, principalmente na saúde que, depois que ele entrou se tornou a pior do Brasil. O Renato vai continuar trabalhando pela população , seja em cima de um bicicleta, seja em cima de jegue”, comenta o presidente regional do PSD, deputado Rogério Rosso. O Buriti planeja retirar da Vice-Governadoria até mesmo a Unidade de Administração Geral.

Economia às custas dos servidores

Chegou à Câmara Legislativa pedido de votação em caráter de urgência um projeto de lei que substitui as horas extras trabalhadas pelos servidores da Secretaria de Saúde pelo Trabalho em Período Definido (TPD). A remuneração estipula o mesmo valor para todos os níveis de profissionais, é abaixo do valor pago atualmente e não entra na base de cálculos para os benefícios dos servidores públicos como aposentadoria ou pensão, adicional ou vantagem. Após reunião na tarde de ontem com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a tendência é de que os deputados aprovem a matéria na tarde desta quinta-feira.

Mais R$ 4 milhões no caixa
As horas extras computadas entre setembro, outubro e novembro do ano passado somam R$ 10,4 milhões, em 177.909 horas extras. O governo prevê economia de 39% com a aprovação do projeto.

O entrave
(leia-se 18 horas)
É comum em toda a rede pública o profissional tirar plantão de 12 horas e engatar mais seis horas de expediente: 18 horas trabalhadas ao todo. Uma forma de otimizar o serviço, principalmente, pela falta de profissionais. Mas o Tribunal de Contas do DF impede essa rotina. A aprovação do projeto resolveria o caixa do governo e o dilema das horas trabalhadas, que não passaria de 12, ao todo, mas poderá criar um colapso na saúde e interromper alguns serviços por falta de profissional. A matéria divide servidores e parlamentares.

Estímulo ao voto consciente
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e a Secretaria de Educação assinam hoje às 16h30 um acordo de cooperação para a execução do Programa Eleitor do Futuro. Dois professores da pasta trabalharão na execução e acompanhamento do programa, para levar a dinâmica para dentro das unidades de ensino e despertar nos alunos reflexões sobre o voto consciente.

História e política
O lançamento da Série “Mil Dias – A Saga da Construção de Brasília”, ontem, no Memorial JK, não deixou de ter um lado político. Embora o objetivo do History Channel e do CineGroup fosse apenas anunciar o início da apresentação da produção, que começa a ser exibida neste sábado, às 19h, parte da plateia estava mais disposta aos rapapés e bajulações a Paulo Octavio, que deve voltar à política. Das catacumbas surgiram figuras que há muito tempo estavam penduradas em gabinetes e outras tumbas, assediando o empresário e família.

Discurso em nome da família
Coube ao filho mais novo de PO e de Anna Christina, neta de Juscelino Kubitschek, a saudação em nome da família. André Octavio Kubitschek, cuja candidatura a deputado distrital vem sendo ventilada nos bastidores, fez um pronunciamento de minutos, evitando o tom político e destacando o papel do bisavô na história do País. Diapasão semelhante da fala do pai, que teve a palavra como um dos patrocinadores da série. Paulo Octavio também foi rápido e passou mais tempo lembrando a “epopeia de JK, a maior do século passado” que falando de política, embora tenha destacado a importância do ano eleitoral e da necessidade de um clima de paz neste processo.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado