Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Rollemberg assina despacho para promoção da PM e Corpo de Bombeiros

Arquivo Geral

24/04/2018 7h00

Rafaela Felicciano/Cedoc

A boa notícia para as duas corporações foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de ontem, mas já estão valendo desde o último dia 21 para os bombeiros e em 22 de abril para a Polícia Militar do DF (PMDF). Para conseguir conceder as promoções, Rollemberg assinou junto a redução de 50% no interstício, o tempo mínimo que cada policial militar/bombeiro deverá cumprir no posto ou graduação antes de ser promovido. Já é esperado um efeito cascata nas promoções de suboficiais e praças na PM e no CBMDF, aumentando a despesa de pessoal à conta dos recursos alocados no Fundo Constitucional do DF.

Quase 20 categorias beneficiadas

Na PM, entrarão no pacote de bondade seis categorias; e dos bombeiros, cerca de 10. Só na PMDF serão, de acordo com a comunicação da corporação, aproximadamente 800 promoções. “Enquanto nas várias carreiras da Segurança Pública tem como critério principal para a progressão funcional o tempo, ou seja, a promoção é automática, meramente por tempo de serviço, alcançando o ápice entre dez e treze anos de serviço; tanto policiais militares quanto bombeiros militares esperam mais tempo para serem promovidos, geralmente no final da carreira”, disse a PM à coluna.

PSB acusa Renato Santana de oportunista

O discurso do vice-governador do DF, Renato Santana, repleto de críticas pessoais e profissionais a Rodrigo Rollemberg, que falou até em preconceito, provocou burburinhos e uma chuva de manifestações na tarde de ontem. A Casa Civil se pronunciou. O PSB-DF e a Negritude Socialista Brasileira do Distrito Federal, ligada ao partido, também. Tudo após Renato Santana dizer que era discriminado por Rollemberg por ser negro, da Ceilândia. “O atual 1º vice-presidente Regional do PSB/DF é um negro filho de Ceilândia, o qual teve pleno apoio do mesmo governador que o senhor vem criticar de forma oportunista”, rebateu nota assinada pelo 1º vice-presidente do partido, Daniel Cunha.

Semente para aliança no segundo turno

A panela explodiu de vez quando um grupo de partidos tomou as dores de Santana. O documento é assinado não só por partidos da Via Alternativa, aliada do PSD na disputa das próximas eleições, como PTB, PPS, PRB, PMB e Patriota, mas também pelas legendas do pré-candidato Jofran Frejat (foto), como o PR ao qual ele é filiado, MDB, DEM e PP. Neste cenário de alta combustão, a nota suprapartidária pode ser uma semente com potencial para germinar em uma aliança no segundo turno das urnas de outubro entre Frejat e as forças da Aliança Alternativa. Por outro lado, Rollemberg publicamente recebeu apoio interno do GDF e do PSB. O grupo classificou o movimento do GDF como “mesquinho”.

Rollemberg discute  com “grileirinhos”

O dia de ontem desafiou a paciência e os ânimos do governador do DF. Rodrigo Rollemberg não teve que lidar apenas com o vice-governador, Renato Santana. Durante o lançamento do programa Cidades Limpas, em Vicente Pires, Rollemberg foi surpreendido por um morador, pré-candidato a deputado distrital, que criticou a regularização de terras na cidade. “Não se conformam com a regularização, esses grileirinhos aí. Vocês estão cada vez mais isolados. Viveram sempre na marginalidade. Pergunte a cidade de Vicente Pires se está satisfeita com a regularização. Nosso governo não tem espaço para grileiro”, avisou Rollemberg.

Menos para a educação

Desde que assumiu o governo do DF, Rodrigo Rollemberg tem optado por fazer uma série de economias. Muitas só vieram à tona recentemente, após a queda de parte do Eixo Sul, quando descobriu-se que o dinheiro aplicado em manutenções de obras foi menor do que o governo tinha em caixa para aplicar. Agora, a partir de um levantamento do deputado distrital Chico Vigilante (foto), foi indicada outra contenção, desta vez na área da educação. Da gestão passada para esta foram 62% a menos de investimentos. Entre 2011 e 2014, o governo injetou R$ 453 milhões em obras e equipamentos no setor. Perto do fim da atual gestão, o governo investiu até então R$ 171,3 milhões.

Entre farpas

“Santana busca o discurso da vitimização, recorrendo a argumentos estapafúrdios para acusar o governador de preconceitos jamais alegado por qualquer pessoa séria em Brasília. Usa o método sorrateiro para esconder sua incapacidade administrativa.” Nota oficial da Casa Civil do DF.

“Pois saiba, governador, que, diferentemente de você, que é filho de ministro e entrou no Senado pela janela, sem concurso, eu estudei, fiz concurso e tenho muito orgulho da minha cor e de minha origem.” vice-governador do DF, Renato Santana.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado