Menu
Brasília

Reação na venda de imóveis

Arquivo Geral

15/07/2016 7h07

Muitos indicadores econômicos tem implicações diretas na política. É o caso do Índice de Velocidade de Vendas (IVV), calculado pelo setor imobiliário do Distrito Federal. Quando está abaixo de 5% representa um cenário ruim para a economia. Caso esteja acima desta marca, significa um bom desempenho do setor. Após meses péssimos castigados pela crise, em maio o IVV alcançou o patamar de 6,2%. É uma reação muito expressiva. Ainda mais porque em abril o número estava em 4,9%.

Tendência positiva
Milhares unidades imobiliárias estão prontas sem ser vendidas no DF. A melhora do IVV representa uma mudança nesse cenário. Entre 2013 e 2014, o passivo era de 15 mil. Com o avanço do indicador, o estoque “ocioso” caiu para 9,2 mil. Segundo o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF), Paulo Muniz, o crescimento do índice é positivo e sinaliza a tendência de reequilíbrio do econômico do setor.

Três motivos
“Existem três motivos para o que estamos vendo. As empresas adotaram promoções para vender os estoques. Este um clima de maior confiança na economia do país. E o terceiro e mais importante. O imóvel sempre foi e será o investimento mais seguro. Melhor que o dólar e outros”, explicou. A expectativa otimista se soma à algumas ações do governo Rollemberg. “As mudanças na Central de Aprovação de Projetos (CAPs) foram positivas. Antes eles estavam liberando quatro projetos por mês. Agora são 10 mensalmente”, concluiu.

Celina Leão, em: “Um dia histórico”
A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PPS), e outros presidentes das assembleias legislativas estaduais viveram um dia histórico ontem: foram recebidos pelo presidente da República, Michel Temer. “Desde 1964, um presidente não recebia os presidentes dos parlamentos. Acho que, com isso, está aberta uma nova forma de se relacionar”, ressaltou Celina, para reiterar que ajudava a fazer história no País. A pauta do quase inédito encontro foi o fortalecimento dos legislativos estaduais, incluindo a PEC 47, que aumenta atribuições do legislativo estadual e está em tramitação no Congresso.
Autonomia

“Somos nós, do Legislativo, que recebemos todas as demandas do cidadão e não temos condições de responder com a rapidez que o cidadão gostaria”, argumenta Celina, que defende “autonomia verdadeira para as unidades da Federação”. Ela diz que é preciso legislar a partir da identidade regional, “que é muito diferente de um estado pra outro”.
Palanque
No encontro, que durou cerca de uma hora, Temer aproveitou a oportunidade para discursar, ressaltando os feitos dele em 60 dias de governo e contando do que ainda pretende fazer. “Ele falou sobre a necessidade de descentralizar o Brasil, dentro de um contexto histórico, deixando claro que descentralizar poder não é abir mão do poder, mas dividir, para o Brasil se desenvolver”, observa a presidente da Câmara Legislativa, que ouviu do presidente interino que ele é solidário à causa dos parlamentos.

Novas lideranças?
Nomes importantes dentro do PT continuam preocupados com a formação de novas lideranças, especialmente no DF. Além da necessidade de oxigenação da legenda, eles consideram que é preciso rever também o papel dos sindicatos e movimentos sociais. Quando conseguirão tirar essas ideias do papel? E o mais importante: Os
grupos consolidados a frente do partido e dessas instituições vão deixar a mudança chegar?

Reforma de terminal
O GDF assinará amanhã a ordem de serviço para reforma do terminal de ônibus de Planaltina. A obra custará R$ 4,7 milhões. Trata-se de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Inserido no Circula Brasília, o projeto inclui melhorias nos banheiros, espaços para bicicletas, um estacionamento com 73 vagas para carros e benfeitorias de acessibilidade. A previsão é que todo serviço esteja concluído no primeiro semestre de 2017. Se for cumprida a promessa, será a primeira reforma do local, desde a inauguração em 1977.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado