Menu
Brasília

Programa da Cultura é exemplo de como fazer televisão

Arquivo Geral

05/09/2016 14h02

O “Persona em Foco” acabou se tornando uma das principais atrações da TV Cultura. Só para este setembro estão previstas gravações com Nathalia Timberg e Sílvio de Abreu, além de Tony Ramos, em outubro. Por lá já passaram Eva Wilma, Beatriz Segall, Aracy Balabanian, Rosamaria Murtinho, Maria Adelaide Amaral, Lima Duarte, Othon Bastos, Rolando Boldrin e tantos outros, resgatando alguns dos momentos mais importantes de suas carreiras.

O “Persona” é o exemplo de como fazer boa televisão, usando simplesmente a criatividade e o trabalho eficiente da sua produção, ferramentas que a televisão do Brasil abandonou aos poucos, como lei do menor esforço, passando a se valer quase que exclusivamente dos produtos vendidos por empresas internacionais.

A prática do “melhor comprar pronto” foi adotada pela maioria, muitas vezes colocando no ar programas que não atendem a expectativa de ninguém.

Um exemplo do mal, entre os tantos que existem, é o “Batalha dos Cozinheiros”. Gastando o que a Record gasta com ele, inclusive trazendo cozinheiro de fora, daria para fazer aqui programas muito melhores. Só que a preguiça se instalou em várias das nossas emissoras. Ninguém quer se dar ao trabalho nem mesmo de pensar.

TV Tudo

Perigoso isso

O peso do “comprar pronto”, dia mais, dia menos, vai cair na conta das emissoras. Hoje, as TVs, em sua maioria, da forma que se trabalha, só precisa de executores. Alguém que saiba ler para seguir a cartilha ou “bula do remédio” que vem de fora.

Os verdadeiros diretores de programas de televisão, aos poucos, foram dando lugar aos diretores de formato.

Combinado assim

“Jogo da Memória” é o título definitivo das novela da Lícia Manzo, que a Globo vai exibir na faixa das 23 horas no ano que vem.

Alguns outros foram cogitados, mas este acabou prevalecendo. Uma coisa é isso…

A outra é que…

Sophie Charlotte, Gabriel Leone, Andrea Beltrão, Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa também tiveram seus nomes confirmados no elenco desta próxima novela das 23.

Com 70 capítulos, terá uma duração maior do que outros trabalhos apresentados no horário.

Outra novidade

Globo e Maria Fernanda Cândido estão em conversações bem avançadas para que ela volte a fazer novela.

E novela das 9. Se tudo correr como se espera, o anúncio oficial deve sair ainda no decorrer desta semana. “Felizes para sempre?” foi seu último trabalho.

Encruzilhada

O contrato do Saulo Laranjeira, o prefeito de “Velho Chico”, vai até outubro, fim da novela e ainda não tem nada decidido do que será da vida dele depois disso.

Se fará novo trabalho na Globo ou se retornará para a “Praça”, do SBT.

Estreia

Confirmada para o dia 12 que vem, 22h30, a estreia de “Toc´s de Família”, nova série do Multishow, produzida em parceria com a Globo.

Em 10 episódios, Cristal (Lorena Comparato) mexe com a cabeça do adolescente que só pensa em internet, Tuka (Bruno Jablonski). Direção de Daniela Fraga.

Gianne Carvalho/Divulgação Multishow

Gianne Carvalho/Divulgação Multishow

Notícia boa

Está tudo tão bem com o Edson Celulari e o seu tratamento do linfoma não-Hodgkin, que a sua volta ao trabalho já pode ser anunciada.

Celulari será pai de Bruna Linsmayer na novela de Gloria Perez, na fila das 9, ainda sem título definitivo.

Durou pouco

Motivos de ordem particular levaram Ana Paula Couto a deixar a Rede TV!, um mês após a sua contratação. Com passagem na Globo News, já a partir desta segunda-feira ela não estará mais ao lado do Mauro Tagliaferri e João Paulo Vergueiro na apresentação do “Sem Rodeios”.

Interinamente, a repórter Renata Teodoro ocupará o seu lugar.

Mudanças

Também a partir desta segunda-feira, em função das férias de 15 dias da Karyn Bravo, o jornalismo do SBT irá observar algumas mudanças.

Carolina Aguaidas vai ficar no lugar dela no “Primeiro Jornal”. E Solange Boulos será a substituta da Carolina na previsão do tempo.

Muito do bem

Mariana Ximenes, atualmente como Tancinha em “Haja Coração”, vai emendar uma mocinha na outra.

Está confirmada sua escolha para uma das heroínas de “O Homem Errado”, e não uma vilã como se esperava, novela de estreia de Thelma Guedes e Duca Rachid na faixa das 21 horas. Exibição prevista para o segundo semestre de 2017.

Bate – Rebate

  • A TV Gazeta, em São Paulo, já está se mobilizando para a realização do especial de aniversário do “Mulheres”, com exibição no próximo dia 21…
  • … O programa, que começou como “Mulheres em Desfile” e teve Claudete Troiano e Ione Borges como uma referência, vai atingir a marca de 36 anos.
  • Silva Junior, narrador, não integra mais a equipe do Fox Sports.
  • A Band, por sua vez, decidiu manter todos os integrantes do seu departamento de esportes…
  • … Embora ainda não tenha nenhuma grande cobertura pela frente…
  • … Apenas “A Liga” e os campeonatos menores da FIFA…
  • … Nem mesmo a para a próxima Copa do Mundo bateram o martelo até agora.
  • Record News festeja boa audiência na cobertura de 70 horas do impeachment de Dilma Rousseff. Chegou a picos de 1, 21.
  • Desde sexta-feira, “Haja Coração” voltou a entrar com seu “script” original na programação da Globo…
  • … Enquanto isso, Daniel Ortiz escreve o último mês da novela, que fica no ar até 4 de novembro.
  • Já a próxima atração do horário, “Rock Story”, um voo solo de Maria Helena Nascimento, está sendo muito bem avaliada na emissora…
  • … Acredita-se inclusive que poderá superar os índices de “Totalmente Demais”…
  • O roteiro é sobre a formação de boy bands.

C´est fini

Recém-saída de “Êta Mundo Bom”, Elizabeth Savala já é nome garantido na comédia “Pega ladrão”, título provisório da novela de Cláudia Souto com direção de Luiz Henrique Rios, que estreia na Globo em abril de 2017 na faixa das 19h.

Savala, que também fará a próxima de Aguinaldo Silva, em 2018, desembarca no Teatro Brigadeiro, em São Paulo, dia 10, com o espetáculo “A.M.A.D.A.S” – Associação de Mulheres que Acordam Despencadas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado