Menu
Sem Firula

Por um ponto

Arquivo Geral

21/11/2016 9h56

Diante de sua torcida, que lotou a Allianz Arena, o Palmeiras derrotou o Botafogo. Em Belo Horizonte, o Santos saiu atrás, virou e, no finzinho, viu o Cruzeiro empatar. Assim, o Verdão chegou a 74 pontos ganhos, contra 68 do Peixe. Independente do resultado da partida do Flamengo diante do Coritiba (aqui cometo um erro premeditado, porque o Flamengo poderia igualar o total de pontos palmeirense, também o total de vitórias, mas a diferença de saldo de gols é tão grande que me arrisco a bancar esta informação), que começou às 19h30 de ontem, no Rio, o time de Cuca precisa apenas de mais um ponto, nos dois jogos que faltam, para assegurar o título brasileiro deste ano. Ponto que poderá ser conquistado já na próxima partida, contra a Chapecoense, na mesma Allianz Arena. Ou seja: alguém acredita que o título não será do Palmeiras?
O mais engraçado nisso tudo é ver alguns comentaristas falarem que o Palmeiras não está jogando bonito. Ora, caçarola… Perguntem ao torcedor palmeirense se ele gostaria de ver seu time dando espetáculo e perdendo o campeonato. Claro que não. Para o torcedor o que importa é ganhar títulos. Se puder ser com futebol vistoso, ótimo, se não, deixa o rival reclamar – porque o troféu foi para a sede do seu time. E a crítica é excessiva. O time do Palmeiras, com Moisés, Dudu, Tchê Tchê, Zé Roberto e Cleiton Xavier, entre outros, e, claro, sob o tranquilo comando de Cuca, está fazendo a sua parte. Lembrando que o último jogo do Verdão será contra o Vitória, em Salvador, com o rubro-negro talvez jogando sua vida na Série A naqueles 90 minutos.

Fim dos sonhos

Dois times, em situações distintas, viram seus sonhos terminarem ontem no Brasileiro.

Em Salvador, o Figueirense foi goleado pelo Vitória e acabou rebaixado – menos de 24 horas depois de ver seu maior rival, o Avaí, garantir seu acesso à Série A em 2017. Em Campinas, o Fluminense, que andou flertando com o G-4, perdeu de novo e completou oito jogos sem vencer (conquistou apenas três dos últimos 24 pontos que disputou). Com isso, o tricolor carioca não pode mais chegar à Libertadores e, agora, corre o risco até de ficar de fora da Sul-Americana – alguns torcedores, nas redes sociais, chegaram a dizer que se o campeonato tivesse mais alguns jogos o rebaixamento iria assustar.

Curiosamente, no próximo domingo estas duas equipes irão se enfrentar em Florianópolis. Já imaginaram o clima da partida? Muito provavelmente o Figueira irá começar, já nesta semana, a dispensar jogadores, pensando na próxima temporada com menos grana e a ressaca da queda. No Fluminense… Bem, ontem o tricolor entrou em campo com oito jogadores pendurados com dois cartões amarelos. Pelo menos uns quatro foram punidos, ou seja, é bem provável que o interino Marcão escale uma equipe quase mista. Vai ser difícil levar torcedores ao Orlando Scarpelli.

Fazendo sua parte

Talvez tenha demorado, mas o Vitória, definitivamente, está fazendo a sua parte para tentar escapar do rebaixamento. A goleada de ontem sobre o Figueirense, além de acabar com as chances de o time catarinense permanecer na Série A – o Figueira está definitivamente rebaixado, ao lado de Santa Cruz e América Mineiro -, manteve o rubro-negro baiano à frente do Internacional (qualquer que seja o resultado do jogo de logo mais) e, melhor: com a derrota do Sport diante do Atlético Paranaense, trouxe o time de Pernambuco para esta ingrata luta.

Bom jogo

Digo com sinceridade: estou lamentando o fato de, por causa de uma viagem, não poder ver o jogo de logo mais entre Corinthians e Internacional, que fecha esta 36ª rodada do Brasileiro. O Timão ainda alimenta esperanças de chegar ao G-6 (ou G-7, vai depender da final da Copa do Brasil entre Atlético Mineiro e Grêmio); e o Colorado… Bem, o “campeão de tudo”, como gostam de dizer seus torcedores, precisa ganhar o jogo de qualquer forma para, pelo menos, manter o Vitória e o Sport na sua alça de mira para permanecer na luta para escapar do rebaixamento. Ontem, vi algumas entrevistas de torcedores do Internacional que foram ao aeroporto receber a equipe em São Paulo e me impressionou a sinceridade: todos afirmavam que seu time não poderia cair “por ser a diferença que têm para o Grêmio”. Isso mesmo: o Internacional é um dos poucos times que jamais foi rebaixado em sua história e sua galera necessita que continue com este troféu. Sendo assim, acredito que teremos uma partida com as duas equipes buscando a vitória. Um jogo tenso, talvez de pouca técnica, mas do jeito que o torcedor gosta. Vou saber como foi amanhã de manhã, quando desembarcar em Milão…

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado