Menu
Ponto do Servidor

Hora de começar a estudar para concursos

Arquivo Geral

20/12/2017 7h00

Atualizada 21/12/2017 18h32

Foto: Reprodução/Facebook

Presidente do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro, dá a dica para quem quer se tornar servidor público em 2018. De acordo com o texto da Lei Orçamentária Anual (LOA), as expectativas para abertura de vagas são altas, em órgãos como Senado, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União etc. A maré baixo, diz Granjeiro, fica em 2017 e o tempo, agora, é de preparação, já que tratam-se de concursos muito competitivos. “O governo segurou muitos concursos até o limite. Agora, não terá alternativa e precisará abrir vagas para repor quadros que estão em situação de urgência”, explica ele.

Com a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional, os concurseiros já podem começar a comemorar e a se preparar para 2018?

Os concursandos não só podem como devem iniciar a preparação para os concursos já autorizados e previstos para o próximo ano. Enfatizamos sempre a importância da preparação antecipada como um diferencial. O ano de 2018 trará diversas oportunidades excelentes para ingresso no serviço público o que pode, sim, ser comemorado.

Quais as melhores oportunidades previstas?

Dentre as oportunidades previstas, temos como principais destaques os certames para o Superior Tribunal Militar, Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Federal, Ministério Público da União, Agência Brasileira de Inteligência, Tribunal de Contas da União, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal.

Enquanto os editais não vêm, como deve ser a preparação de quem mira um emprego público?

A preparação pré-edital é tão importante quanto a preparação após a publicação do edital. Há muitas disciplinas que são comuns a muito concursos e podem ser aproveitadas durante a preparação. Os candidatos que se preparam com antecedência têm amplo tempo para revisão e estudo de novas disciplinas, caso o edital conte com novos conteúdos.

Que balanço o senhor faz de 2017, com relação às oportunidades criadas?

Apesar da situação conturbada que o nosso País viveu, o ano que está terminando foi repleto de oportunidades em todas as áreas do serviço público. Certames de grande e média proporções como Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Tribunal de Justiça de São Paulo, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Polícia Militar de Goiás, Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Secretaria de Educação do DF, Secretaria de Educação da Bahia, Ministério Público do Rio Grande do Norte, Polícia Militar do Piauí, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública da União, Escola de Formação Complementar do Exército, para citar apenas alguns.

Boas expectativas, então, para 2018?

As melhores. No próximo ano, teremos diversas oportunidades de ingresso no serviço público, tanto na esfera federal quanto para lotação em todos os estados do País, em todas as carreiras públicas. O governo segurou muitos concursos até o limite. Agora, não terá alternativa e precisará abrir vagas para repor quadros que estão em situação de urgência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado