Menu
Ponto do Servidor

A cada dois meses, um policial federal tira a própria vida

Arquivo Geral

20/09/2016 7h00

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF) reivindica o fortalecimento de equipes voltadas ao acompanhamento da saúde mental e psicossocial da Polícia Federal, “para enfrentar a onda de suicídios que assola a instituição”. Nas contas do sindicato, desde 2010, 28 servidores tiraram a própria vida na PF: um suicídio a cada dois meses e meio, em média. Para piorar, diz a entidade, muitos suicídios são cometidos em pleno ambiente de trabalho.

E materializaram o “enrollemberg”

O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) levou para a assembleia da categoria um boneco inflável, com nariz e roupa de Pinóquio, apelidado de “Enrollemberg”, em referência ao governador Rodrigo Rollemberg. A categoria, que rejeitou a proposta oferecida pelo Governo do DF na audiência de conciliação no Tribunal de Justiça do DF, decidiu manter a operação “PCDF Legal”. Para amanhã, está prevista uma manifestação em frente a todas as delegacias do DF, onde pretendem expor caixões em alusão à morte da segurança pública.

Lucas Rodrigues/Sinpol-DF

Lucas Rodrigues/Sinpol-DF


Presença ilustre

A partir de agora, os policiais civis dizem que levarão o “ilustre Enrollemberg” a todas as manifestações da categoria. O boneco inflável tem 10 metros de altura e foi inspirado no “Pixuleco”, que retrata o ex-presidente Lula.

 

Não saiu do papel

O sindicato defende que haja políticas preventivas e que seja colocado em prática o Programa de Atendimento Biopsicossocial, formatado desde 2009, e que prevê a alocação de equipes para o acompanhamento de saúde mental e psicossocial — compostas por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e psiquiatras — em todas as unidades da corporação.

Contra o retrocesso

Professores do DF se reúnem em assembleia, quinta-feira, na Praça do Buriti, a partir das 9h30, em ato nacional “para combater a pauta imposta pelo governo à classe trabalhadora”. A paralisação, organizada pela Centra Única dos Trabalhadores (CUT), visa organizar uma greve geral nos próximos dias. No DF, a categoria discutirá, entre outras pautas, o pagamento das pecúnias dos aposentados; o reajuste imediato do vale-alimentação; gestão democrática e as eleições para este ano nas escolas públicas; e a Reforma da Previdência.

Homenagem

Em sessão solene proposta pelo deputado distrital Wellington Luiz (PMDB), o Detran-DF comemora hoje o Dia do Servidor de Trânsito. Às 10h, no auditório do órgão

60 anos da Novacap

Cento e onze funcionários da Novacap, com 25 e 35 anos de serviço, foram homenageados ontem pelo governador Rodrigo Rollemberg, no aniversário de 60 anos da empresa. Os que não puderam comparecer ao evento ainda podem buscar as homenagens na assessoria de comunicação do órgão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado