Menu
Gilberto Amaral

Poder Judiciário tem…

Arquivo Geral

16/04/2018 7h00

Atualizada 15/04/2018 19h44

Após a posse das mesas diretoras do TST e do TSE, já ocorridas neste ano, seguem as dos tribunais: TRF 1ª Região, TJDFT, STJ, de novo o TSE e STF. Já neste mês de abril, assumem, hoje, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, os desembargadores Carlos Eduardo Moreira Alves (presidente), Kássio Nunes Marques (vice-presidente) e Maria do Carmo Cardoso (corregedora regional), e, no dia 23, no Tribunal de Justiça do DF, os desembargadores Romão Cícero de Oliveira (presidente), Sandra De Santis (1ª vice-presidente), Ana Maria Duarte Amarante Brito (2ª vice-presidente) e Humberto Adjuto Ulhoa (corregedor).

…novos dirigentes
No mês de agosto, assumirá a presidência do STJ, o ministro João Otávio de Noronha, ficando a vice-presidência com a ministra Maria Thereza de Assis Moura. Quanto à Corregedoria Nacional de Justiça, esta será ocupada pelo ministro Humberto Martins, já aprovado pelo Senado. Em seguida, no TSE, a ministra Rosa Weber (que é do STF) assumirá sua presidência, tendo como vice, o ministro Luís Roberto Barroso. Por último, no mês de setembro, Dias Toffoli será empossado na presidência do Supremo Tribunal Federal e o ministro Luiz Fux será o novo vice-presidente.

Políticas públicas
Os ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Desenvolvimento Social divulgam, às 15h, os resultados preliminares obtidos a partir do cruzamento de grandes bases de dados de governo, que vem contribuindo para melhorar a efetividade e a transparência de políticas públicas sociais, com destaque para o Benefício de Prestação Continuada. Participam da solenidade, os ministros Esteves Colnago e Alberto Beltrame, além dos presidentes das empresas Serpro, Glória Guimarães, e Dataprev, André Magalhães.

Itaipu
Há pouco mais de um ano no cargo de diretor financeiro executivo de Itaipu, o advogado Marcos Vitório Stamm é o novo diretor-geral brasileiro interino da Binacional. Ele assume no lugar do engenheiro eletricista Luiz Fernando Leone Vianna, exonerado a pedido, para atuar na iniciativa privada. Stamm assumiu junto com Vianna, em março do ano passado e rapidamente imprimiu seu estilo agregador e impulsionou vários projetos e ações da área.

Agenda cultural
A mostra “Oscar Niemeyer – Territórios da Criação” ocupa o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no TCU, desta terça-feira ao dia 9 de junho, com desenhos e croquis originais do arquiteto, pinturas, esculturas móveis, projetos gráficos, joias e as revistas, Módulo e Nosso Caminho, além de raros manuscritos. De acordo com o curador Marcus de Lontra Costa, o material reunido apresenta uma síntese de trabalhos criados pelo arquiteto que ultrapassam os horizontes de sua atuação profissional, com ênfase em toda a sua capacidade criativa.

O Centro Cultural convida para a exposição És Tiempo del Sur, do artista plástico Aldo Yamandú Grau, que resgata a identidade dos povos do Hemisfério Sul. Visitação de 25 de abril a 9 de maio, das 9h às 16h, na Galeria de Arte do 10º andar.

Sugar tax
Tomar coca-cola em Londres não terá o mesmo gosto. Em combate à obesidade, o governo britânico cria imposto sobre açúcar e aumenta em 40% o preço do refrigerante mais bebido no mundo. Porém, para contornar a lei que entrou em vigor no último dia 6, mais da metade dos fabricantes de refrigerante anunciou que vai mudando a fórmula de suas bebidas para cortar o teor de açúcar e evitar o imposto. Outras marcas estão substituindo o açúcar por adoçantes artificiais, que não são taxados.

Redução do álcool
Em maio, o uísque escocês também deve aumentar o preço. A Escócia pretende adotar uma lei para tentar diminuir o consumo de álcool. Se a lei passar, nenhuma bebida alcoólica poderá ser vendida por menos de £0,50 (cerca de R$2,50) por unidade alcoólica. A garrafa de uísque (70 cl) mais barata sairá no mínimo por £14 (cerca de R$66).

Cinema
Foi um sucesso a 20º edição do Festival de Cinema Brasileiro em Paris, que se encerrou no dia 10. O público parisiense conferiu o melhor da sétima arte brasileira com uma seleção excepcional de 11 filmes. O ator Vincent Cassel (foto), a atriz Bárbara Paz (foto), o diretor Tiago Arakilian Affonso marcaram presença.

Audiovisual
Na ocasião do Festival de Cinema, a Embaixada do Brasil organizou o encontro profissional do audiovisual “Diálogo França-Brasil”. O embaixador Paulo César de Oliveira Campos abriu o evento ao lado de Mariana Ribas, secretária executiva do Ministério da Cultura, e Kátia Adler, diretora do Festival de Cinema Brasileiro de Paris (foto acima).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado