Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Paz de Izalci dura pouco e filiados questionam mandato no TRE

Arquivo Geral

25/06/2018 7h00

Atualizada 24/06/2018 19h21

Três dias depois do pré-candidato ao Governo do DF pelo PSDB, Izalci Lucas (foto), ganhar na Justiça um fôlego para manter seu nome estável na disputa, o grupo rival ao tucano já prepara novas emoções para tornar o cenário menos oportuno. Mais uma vez, um filiado ao partido encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE/DF) um questionamento sobre a prorrogação do mandato de Izalci à frente do PSDB. O autor da ação pede a impugnação da decisão da executiva nacional. O documento sustenta que o próprio TRE/DF já entendeu que os 180 dias indicados pela executiva para permanência de Izalci no comando da sigla não poderão ser cumpridos, estabelecendo novo prazo de 120 dias.

Mala direta para queimar tucano

Liderado por Paulo Roriz (PSDB/foto), o grupo contrário a Izalci, composto por personagens simpatizantes de Jofran Frejat (PR), prepara ainda para esta semana um documento pontuando todos os problemas jurídicos que, segundo eles, atrapalhariam a vida de Izalci. A intenção é enviar a nove partidos, entre eles MDB, PR, PTB, Pros e PSB. Se todo esse esforço não for suficiente para tirar Izalci do caminho, o grupo já estuda outra estratégia, a de pedir o cancelamento da convenção de escolha dos candidatos, que deve acontecer até 1º de outubro. O argumento é de que Izalci fará a convenção de escolha dos candidatos sem antes eleger os delegados do partido. O grupo rival a Izalci quer pressioná-lo a fazer um acordo e conseguir a sonhada paz na hora de levar o PSDB para uma coligação.

Confusão na espreita

A promessa é de que diversos pedidos de impugnação já estão prontos para serem apresentados em 16 de agosto em cima do registro de candidatura de Izalci.

Sete dias decisivos

Em uma semana decisiva para o deputado, que tem até quarta-feira para resolver toda e qualquer pendenga, as jogadas da oposição podem atrapalhar ainda mais o cumprimento deste prazo, estipulado pelos caciques do PDT e PSD.

CLDF cancela aumento de água promovido pela Adasa

Fique de olho na conta de água. A Câmara Legislativa do DF (CLDF) suspendeu o reajuste na tarifa de água promovido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em vigor desde o dia 1º de junho. E a decisão ainda está valendo. A validade do acréscimo de 2,06% sobre os valores das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário previstos na Revisão Tarifária Extraordinária – RTE seria até 31 de maio de 2019, no entanto, o Legislativo sustou os efeitos da cobrança.

Advogados e suas pompas

Os agrados feitos pela Câmara Legislativa do DF em forma de honras ao mérito; títulos de cidadão honorários e as mais diversas homenagens ganham mais fôlego em período pré-eleitoral. Há uns dias, foi a vez do advogado Bruno Oliveira, promessa do PSDB para as próximas eleições, receber abraços e apertos de mãos, pelo dia do Advogado Trabalhista.

A homenagem aos advogados foi uma proposta do Deputado Raimundo Ribeiro. Juliano Costa Couto, presidente da seccional da Ordem dos Advogados no DF (OAB/DF), também foi ao evento.

Empenho para eventos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) resolveu investir em mais do que ações de regularização, de assistência técnica. Abriu pregão eletrônico para injetar R$ 841,2 mil em eventos institucionais como plenárias, conselhos consultivos, deliberativos; câmaras técnicas e temáticas, além de workshops e grupos de trabalho para atender a Secretaria de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal.

Vigília

Mesmo que não ocorra julgamento nesta semana, o PT prepara uma vigília em frente ao Supremo Tribunal Federal a amanhã, à partir das 17 horas. Os manifestantes pretendem pressionar os ministros em favor da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente preso. Para o partido, Lula continua a ser oficialmente o plano A para disputar o Planalto neste ano.

Agenda turbulenta

Pré-candidata do PSOL ao GDF, Fátima Sousa, se divide entre a pré-campanha, ações partidárias e compromissos acadêmicos.
Tantas missões tem preocupado quem quem cuida de sua
agenda. Viagens nacionais e internacionais pipocam e as bancas de doutorado que preside ou participa também tem deixado de cabelo em pé parte de sua equipe.

Super semana

Com as convenções de julho batendo a porta, começa a semana decisiva para as eleições deste ano, especialmente para o Palácio do Buriti. Quem não definir bem as coligações proporcionais ou majoritárias até sexta-feira (29/06) corre o risco de ficar sem tempo para acertar os ponteiros antes dos partidos definirem as rotas de campanha, conforme determina a legislação eleitoral.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado