Menu
Na Garagem

Daniel Serra vence a Stock Car 500 no Velopark

Arquivo Geral

07/04/2019 14h19

Foto: Reprodução Instagram Daniel Serra

Com estratégia perfeita, Daniel Serra venceu a etapa de abertura da 40ª temporada da Stock Car e se junta ao pai Chico na lista dos centenários. E Meinha, o único a estar nas 500 corridas, se consagra! Rubens Barrichello, mesmo após batida, fica em segundo, com Ricardo Mauricio fazendo uma bela prova de recuperação em terceiro!

Logo na largada, realizada em fila indiana por causa da pista molhada, o pole position, Thiago Camilo, acelerou forte para manter a ponta, seguido de perto por Daniel Serra em segundo e Rubens Barrichello em terceiro.

Na segunda volta, Marcos Gomes mergulhou por dentro e tomou a quarta posição de Nelson Piquet Jr. Pouco depois, Marcel Colleta e Pedro Cardoso, dois estreantes, rodaram e perderam muitas posições.

Enquanto isso, Camilo e Serra travavam uma intensa disputa pela liderança, com ambos usando o botão de ultrapassagem, Serrinha para atacar e Camilo para se defender das investidas do atual campeão da Stock Car.
Mais atrás, Max Wilson, Cesar Ramos e Gabriel Casagrande protagonizaram uma disputa emocionante pela décima posição, com os três entrando juntos em uma das curvas do Velopark.

Com trinta minutos restantes para o final da Stock Car 500, Thiago Camilo, que chegou a sofrer pressão de Daniel Serra, acelerava para abrir pouco mais de dois segundos e meio de vantagem para o segundo colocado.

Na 17ª volta, Guga Lima escapou da pista no mesmo ponto onde Átila Abreu bateu forte durante a classificação, se chocou contra a barreira de pneus, provocou a entrada do safety car e a vantagem de Camilo sobre Serra foi anulada.

Na relargada, autorizada na 21ª volta, Camilo acelerou forte e conseguiu se manter na ponta, aproveitando a presença de Denis Navarro, retardatário e que estava entre ele e Serra.

Pouco depois, a chuva, que caiu forte no sábado de classificação, voltou forte sobre a pista gaúcha e obrigou a colocação dos pneus para pista molhada.

Uma volta após fazer sua parada, Thiago Camilo errou, saiu da pista e foi superado por Marcos Gomes. Daniel Serra, que ganhou a posição de Camilo após atrasar sua parada, conseguiu voltar para a pista na ponta, com Barrichello em segundo e Marcos Gomes em terceiro.

A 13 minutos do final da prova, Camilo acionou o botão de ultrapassagem e partiu para cima de Marcos Gomes na tentativa de tomar a terceira posição do piloto da KTF Sports, mas Marquinhos soube se defender para segurar a posição. Duas voltas mais tarde, Camilo mais uma vez acionou o botão para superar Marcos Gomes.

Poucas voltas depois, Marquinhos começou a perder rendimento, ficou lento e perdeu posições. Enquanto isso, Serrinha seguia tranquilo na liderança, mais de dez segundos à frente de Rubens Barrichello, o segundo colocado.
Andando em um ritmo muito forte, Daniel Serra, que chegou a colocar uma volta em Thiago Camilo, àquela altura o quarto colocado, cruzou a linha de chegada para vencer a 500ª corrida da história da Stock Car. Rubens Barrichello terminou em segundo e Ricardo Maurício foi o terceiro.

O que disseram os protagonistas:

Daniel Serra, piloto vencedor: “Estava chovendo e eu conseguia ver a diferença e eu comecei a fazer um pouco de conta e vi que não compensava colocar pneus de chuva pois ela estava ameaçando parar. Aí eu pensei: a gente corre o ano inteiro, nos últimos dois anos, sendo cauteloso, mas nessa não. Eu quero correr do jeito prazeroso que é para a corrida, arriscamos, achei que dava e estou muito feliz!”

Rosinei Campos, equipe vencedora: “Foi bastante difícil a decisão e teve bastante confusão para administrar os dois carros, pois tínhamos uma janela limitada, mas o Daniel resolveu permanecer na pista e a gente segurou o Ricardo também. Aí o Daniel tomou a decisão de continuar com pneus slick porque ele sentiu que ia parar de chover e que poderia continuar. Fizemos isso nos dois carros e foi muito acertado. Devemos muito a ele (Daniel Serra) essa decisão que foi acertada.”

Rubens Barrichello, segundo colocado: “Que sufoco! Que vitória poder dar isso para essa galera que trabalha muito. Não tem o que falar, porque a bandeira azul trabalha um pouco obsoleta até agora e os competidores, que estavam com pneu de chuva brigavam entre eles, então eu decidi ficar quietinho, mas o Cacá voltou com tudo e quebrou o esterço do volante. Para a direita não tinha curso, tinha que fazer bem devagar e para a esquerda virava demais, então foi uma vitória e eu fico muito feliz em dar esse pódio para essa galera que trabalha tanto!”

Ricardo Mauricio, terceiro colocado: “Eu sabia que muita gente tinha entrado na primeira volta, logo que o box abriu e a preferência na nossa equipe é sempre para o piloto que está na frente, então o Daniel tinha a preferência.

Em uma parte da pista estava chovendo, na outra nem tanto, com seis voltas de box aberto. Aí me mandaram entrar e vi que muita gente já tinha entrado para trocar os quatro pneus. A gente só ia trocar dois, pois estávamos mais rápido. Depois comecei a ter um pouco mais de cautela para passar o pessoal que estava com pneu de chuva, pois sei que não é fácil andar com pneu de chuva no seco.”

A próxima etapa da Stock Car acontece no dia 5 de maio no Velopark. Confira abaixo o resultado extra-oficial:

1 . Daniel Serra ( Eurofarma RC ), 46 voltas
2 . Rubens Barrichello ( Full Time Sports ), a 22s893
3 . Ricardo Maurício ( Eurofarma RC ), a 44s775
4 . Thiago Camilo ( Ipiranga Racing ), a 1 volta
5 . Felipe Fraga ( Cimed Racing ), a 1 volta
6 . Marcos Gomes ( KTF Sports ), a 1 volta
7 . Nelson Piquet Jr ( Full Time Sports ), a 1 volta
8 . Cesar Ramos ( Blau Motor Sports ), a 1 volta
9 . Gabriel Casagrande ( Crown Racing ), a 1 volta
10 . Julio Campos ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 1 volta
11 . Ricardo Zonta ( Shell V-Power ), a 1 volta
12 . Allam Khodair ( Blau Motor Sports ), a 1 volta
13 . Lucas Foresti ( Vogel Motorsport ), a 1 volta
14 . Gaetano di Mauro ( Shell Helix Ultra ), a 1 volta
15 . Rafael Suzuki ( Hot Car Competições ), a 1 volta
16 . Max Wilson ( RCM Motorsport ), a 1 volta
17 . Bruno Baptista ( RCM Motorsport ), a 1 volta
18 . Diego Nunes ( KTF Sports ), a 1 volta
19 . Bia Figueiredo ( Ipiranga Racing ), a 2 voltas
20 . Galid Osman ( Shell Helix Ultra ), a 2 voltas
21 . Cacá Bueno ( Cimed Racing ), a 2 voltas
22 . Denis Navarro ( Cavaleiro Sports ), a 2 voltas
23 . Felipe Lapenna ( Cavaleiro Sports ), a 2 voltas
24 . Guga Lima ( Vogel Motorsport ), a 29 voltas
25 . Valdeno Brito ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 40 voltas
26 . Marcel Coletta ( Crown Racing ), a 43 voltas
27 . Pedro Cardoso ( Hot Car Competições ), a 43 voltas

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado