Menu
Mídias e Identidade

Redes sociais estão no centro da disputa pelo governo venezuelano

Arquivo Geral

30/04/2019 19h41

Quadro demonstra como o acesso ficou instável ao longo do dia

Fonte: Netblocks.org

A disputa entre o Nicolás Maduro e autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, tem sido decidida pelo acesso às redes sociais no país, além das estratégias militares e pelo apoio da comunidade internacional.

Nesse caso, Nicolás Maduro tem ampla vantagem por poder interferir no provedor de internet estatal da Venezuela, ABA CANTV (AS8048).

Logo após Guaidó utilizar-se de redes sociais no início da manhá desta terça-feira (30) para conclamar seus seguidores a se manifestar nas ruas, o governo de Maduro restringiu o acesso ao YouTube e aos serviços do Google, Twitter e Facebook.

Guaidó havia utilizado-se do microblog Twitter para anunciar “a fase final da Operação Liberdade”. Fez essa transmissão ao vivo a partir da vizinhança de uma base militar em La Carlota, em Carácas. No entanto, o que se viu ao longo do dia foi uma restrição deliberada das redes sociais e demais meios de comunicação do país.  

Analistas de política internacional entendem que Guaidó foi sendo desidradato e chega ao início da noite com menos perspectivas de chegar ao poder do que aparentatava nas primeiras horas da manhã.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado