Menu
Mídias e Identidade

Polícia Federal vai investigar fakes sobre greve de caminhoneiros

Arquivo Geral

05/09/2018 18h47

Wallace Landim, um dos líderes grevistas, Reprodução / Getty Images)


Fonte: Jornal Folha de São Paulo e do Canaltech

A boataria sobre uma suposta greve de caminhoneiros que vem sendo disseminadas em grupos de WhatsApp levou o Ministério da Segurança Pública a mobilizar a Polícia Federal para investigar as origens para combater o fenômeno das fake news.

Segundo nota do ministério da Segurança Pública, o ministro Raul Jungmann, a desinformação pode “provocar desordem pública”. Os autores e veiculadores podem responder por crime contra a economia popular e por publicidade enganosa”, alerta.

O que se sabe até o momento é que os rumores iniciaram-se no último final de semana. Um dos boatos afirma que o governo brasileiro determinou que fossem suspensos os serviços do WhatsApp, a fim de complicar na articulação política das lideranças grevistas.

Lideres dos caminhoneiros negaram à imprensa que exista tal articulação. Wallace Landim e Salvador Edmilson Carneiro, que existe apenas agendado ato marcado para o dia 12 de setembro, em frente à sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.

“Acho que [iniciar uma greve agora] é um tiro no pé. Tem gente infiltrada tentando usar a categoria como massa de manobra”, disse Landim.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado