Menu
Mídias e Identidade

Parte uma divindade: Aretha Franklin…

Arquivo Geral

17/08/2018 15h57


“Parte uma divindade: Aretha Franklin

Divulgação

23 igualdadeA cultura mundial perdeu hoje uma de suas divindades chamada Aretha Franklin. Considerada uma das maiores vozes da história da música, interpretou no início da carreira composições do gospel, foi ativista dos direitos civis, foi e será conhecida com a ‘rainha do soul’.

Os estudiosos da cultura terão muito ainda que se dedicar à análise do que significa a influência da música negra norte-americana ao longo de tantas décadas. Sons que começaram nos campos de algodão pelos negros escravizados, tornaram-se gospel na religião. Na vertente popular se traduziram no blues, rhythm and blues, rock and roll, funk, jazz, acid jazz, RAP e tantas variantes na vertente popular.

Com a morte de Aretha Franklin, essa tradição perde uma de suas mais expoentes divindades. Assim, somo a familiares e amigos desse ícone nos sentimentos de agradecimento ao que ela nos deixou, e na comoção pela perda.

A canção tem uma forma de se expressar que vai além da limitação das línguas porque transmite sentimentos que são universais e atemporais. Muitas vezes desconsideram patriotismos, ideologias, barreiras geográficas, enfim desrespeitam liricamente variadas limitações.

Quando alguém como Aretha Franklin deixa a vida, estamos certos que a sensação para muitas pessoas é a de termos nos afastado de um familiar, mesmo que não tenhamos tido contato pessoal ou compartilhado sobrenomes, nos foi valioso de várias maneiras.

Valeu Aretha!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado