Menu
Mídias e Identidade

O nosso Zumbi…

Arquivo Geral

20/11/2017 18h26

Divulgação

Por Sionei Ricardo Leão *

Amigos e amigas, companheiros de ideal. Parabéns a todos nós por esse dia, 20 de novembro, da consciência negra, data que celebra a memória de Zumbi e dos palmarinos.

Hoje reverenciamos o Zumbi que viveu e lutou no século 17 na Serra da Barriga e também de um personagem que nós, do Movimento Social Negro, elaboramos.

Há duas personalidades. O ser humano que nos serve de inspiração à luta e a lenda que decidimos defender e imortalizar.

Haverá sempre essa duplicidade. Nos anos futuros poderão surgir novas leituras, informações, confirmações, contestações, enfim, visões diferenciadas sobre o que foi o quilombo e seus líderes. Espero que sempre no sentido enobrecedor.

Por outro lado, a imagem que nós do Movimento Social Negro formulamos é inatacável. O mito de Zumbi representa o anseio de liberdade, de dignidade de resistência do povo negro em certa medida de todos os brasileiros.

Essa data 20 de novembro, portanto, é uma conquista coletiva, uma construção social, histórica e ideológica muito bem vinda.

Reverencio Zumbi, mas também os ativistas do Grupo Palmares do Rio Grande do Sul, na figura do poeta Oliveira Silveira. Foram eles que deram o “grito de guerra” nos anos setenta do século passado em favor da epopeia de Zumbi e dos palmarinos.

Essa defesa encontrou lugar no então Movimento Negro Unificado e depois em vários segmentos. Analisemos que hoje a efeméride é feriado em estados e municípios. Ou seja, uma conquista de mote popular.

Assim, valeu Zumbi. E em igual medida, salvem todos os valorosos militantes e idealistas em favor de um Brasil e um mundo melhor. Hoje é dia não apenas de negros e negras, mas de todos e todas que têm no peito um coração libertário.

*Jornalista

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado