Menu
Mídias e Identidade

“O GDF precisa tratar os jovens sem assistencialismo e sem estigmas”

Arquivo Geral

01/11/2018 16h28

Lucas Pinheiro, ativista político da área da juventude. Foto: Sionei Leão

Nessa entrevista exclusiva ao Blog Mídias e Identidade, Lucas Pinheiro, de 28 anos, ativista político na área da juventude analisa as perspectivas para esse segmento ao Governo do Distrito Federal que assume o comando partir de janeiro de 2019. Crítico da gestão Rollemberg, ele avalia que alguns dos equívocos foi atuar de forma assistencialista e estigmatizante, sem valorizar ações como inclusão digital e empreendedorismo. “O jovem é naturalmente um realizador, o que faltam são oportunidades”, defende. Lucas é integrante da ala jovem do PSDB-DF, reside no Guará 1 com a esposa e dois filhos.

A seu ver, quais são as demandas da juventude que não tem sido contempladas nas políticas públicas do GDF?

– Verificamos através de ações e pesquisas do IBGE e CODEPLAN que as principais demandas da juventude do Distrito Federal são Inserção no mercado de trabalho, capacitação técnica e profissionalizante, fomento ao empreendedorismo e participação democrática nas decisões do governo. É um fato que a juventude do Distrito Federal tem sido esquecida principalmente nos últimos dez anos. Vemos políticas públicas equivocadas que têm tirado todas as circunstâncias oportunas e favoráveis para que o jovem brasiliense possa se desenvolver e encontrar meios dignos de realizar o que deseja e o que pode contribuir para uma cidade melhor.

Então, existe um problema no foco das ações?

– O jovem quer bem mais que uma visão assistencialista e estigmatizada, estigmas reforçados pelo atual governo, que não vê o jovem como agente de transformação, não vê o jovem como um agente econômico, mas sempre uma despesa para o Estado com programas assistencialistas que não resolvem as demandas cotidianas. O jovem é naturalmente um realizador. Então o que lhe falta para a concretização daquilo que deseja realizar? Faltam circunstâncias oportunas e favoráveis.

Na gestão do governador Rollemberg, quais foram os programas voltados para a juventude e que avaliação você tem deles?

– Hoje as políticas públicas de juventude estão sob a gestão da Secretaria de Políticas da Criança, Adolescente e Juventude. Os principais projetos atualmente são o ‘#BoraVencer’, ‘Jovem Candango’ e a gestão dos Centros de Juventude.

Na minha visão, as políticas atuais são insatisfatórias frente à necessidade dos jovens. As principais demandas são acesso à educação técnica e profissionalizante para inserção no mercado, criação de mais postos de trabalho e fomento ao empreendedorismo.

Na minha visão, o Estado que já investiu na formação do estudante e não tem que investir novamente promovendo um ‘cursinho pra concursos e pré-vestibular, isso é um atestado de incompetência do Estado. Neste sentido, até como gestor público, acredito que os recursos utilizados no ‘#BoraVencer’ poderiam ser utilizados no fortalecimento da educação básica e na educação de ensino médio, ou até mesmo na formação técnica e profissional dos jovens, em programas de startups, de coworkings e empreendedorismo jovem. O ‘Jovem Candango’ é um bom programa, mas acredito que ainda precisa ser ajustado para ser menos assistencialista e mais formativo e profissionalizante.

No seu modo de pensar, o futuro governo deve investir em que ações a partir de janeiro de 2019?

– Acredito que deve haver por parte do governo a articulação de uma Lei de Incentivo à empregabilidade juvenil. Além disso, propomos uma ampla alteração na Política Distrital de Atenção ao Jovem, que atualmente é demasiadamente assistencialista e condiz pouco com a realidade do Jovem do Distrito Federal. O PDAJ tem 20 artigos que não apresentam ao jovem soluções para suas demandas cotidianas. Logo, a primeira iniciativa é rever a legislação atual.

Quando falamos do conceito de juventude tecnicamente ou perante a legislação em vigor o que estamos abordando?

– Temos que ter em mente que cada fase da Juventude tem demandas diferentes, que exigem ações diferentes e específicas de acordo com cada recorte. Temos pelo menos três perfis básicos do que o Estatuto da Juventude, que é a Lei 12.852/13, entende por Juventude. O Jovem pelo Estatuto é a pessoa de 15 a 29 anos, e cada fase dessa etapa tem demandas específicas. Você não pode tratar da mesma forma o jovem de 15 anos e o jovem de 29 anos. Cada um tem sua realidade e o Estado precisa estar atento às necessidades de cada jovem, e por isso ter ações específicas para cada perfil. Temos, portanto, os jovens de 15 a 17 anos, que são também amparados pelo ECA, temos os jovens de 18 a 24 anos e os jovens de 25 a 29, cada perfil desse é uma realidade completamente diferente que tem que ter ações específicas.

Se fosse para utilizar um bordão, como você resumiria as demandas da juventude atual?

– Geração de oportunidades! O que é oportunidade? É a circunstância oportuna, favorável para realizar algo. Esse é o espírito e a vocação do jovem! Sempre pronto para uma nova realização, sempre pronto para realizar-se, sempre pronto para realizar algo por sua comunidade, por sua cidade, por sua família e por si mesmo. Podemos criar projetos e programas em instituições de ensino médio e superior para fomento e identificação de empreendedores, fomento à criação de startups e empresas júnior, Incentivo à indústria de desenvolvimento e programação de apps, games e softwares. Atentar para a criação de mais centros de juventude e ampliação do público, inclusive com atendimento do jovem no centro de juventude, além de políticas para juventude rural, fortalecimento do CONJUVE-DF e criação dos conselhos de juventude nas cidades.

Do ponto de vista de estudos e estatísticas, quais são os maiores desafios dos jovens atualmente?

– Quando você é jovem e morador da periferia os desafios são maiores. Quando você é jovem, morador da periferia e negro aumentam mais os desafios. Quando você é jovem, morador de periferia, negro e é mulher quase que triplica esses desafios. Nós vemos, como já falamos, que o jovem foi esquecido na última década. E pelos últimos estudos e pesquisas que foram realizados, os jovens moradores de cidades como Estrutural, Varjão, Fercal, Itapoã, Planaltina são os mais vulneráveis, coincidência ou não, a maior parte dessa juventude é negra, só em Planaltina, 84% dos jovens são negros na faixa de 15 a 17 anos segundo a CODEPLAN, só na Fercal, 80% de jovens negros na mesma faixa etária.

Pelas estatísticas que citou, jovens negros tem demandas específicas?

– Atualmente ocorre um verdadeiro extermínio da juventude negra. Conforme o último Atlas da Violência divulgado pelo IPEA, jovens entre 15 e 29 anos, mulheres e negras estão mais propícios a serem vítimas de homicídio. Temos aí nesse ponto a necessidade urgente de combater o racismo e também o feminicídio. Além do combate ao racismo, temos que encampar a busca da valorização da cultura afrodescendente e a inserção de jovens negros no mercado de trabalho, além do fomento ao afroempreendedorismo.

O acesso ao ensino tem uma relevância nesse quadro?

– Quando nós olhamos esses dados procurando respostas e políticas que diminuam a vulnerabilidade, vemos que 8,5% dos jovens que não estudam na faixa de 15 a 17 anos em todo o DF, as regiões de Brazlândia e Fercal são as que registram os menores percentuais de frequência escolar, apenas 83% e 85% respectivamente, ou seja, temos de 15% e 17% de jovens com idade de ensino médio sequer frequentam a escola nessas cidades. Quando vamos ver a formação escolar do jovem do DF, vemos uma disparidade muito grande.

E sobre o ensino superior?

– As realidades são completamente desiguais! Enquanto que em regiões como o Lago Sul tem 82% dos jovens de 25 a 29 anos já com ensino superior concluído, a Fercal tem apenas 5% dos jovens com Ensino Superior, na Estrutural são apenas 7%, no Varjão são apenas 8%! Temos que mudar essa realidade com urgência! Para que o jovem tenha acesso às universidades e escolas técnicas e principalmente ao mercado de trabalho sem precisar recorrer a subempregos.

E no caso das mulheres jovens?

– O que vejo de mais urgente é atenção mais integral e específica para a saúde da mulher na idade de juventude com todas suas especificidades, políticas que diminuam a sensação de medo e insegurança, o combate firme à violência contra a mulher, considerando que boa parte das vítimas são mulheres de 18 a 29 anos. É necessário também uma atenção muito especial à jovens mães, das suas necessidades, das suas realidades. Por isso os centros de juventude têm que funcionar diferente do modelo atual para que atendam demandas específicas de cada pessoa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado