Menu
Mídias e Identidade

Jack Daniel’s reconhece contribuição negra

Arquivo Geral

13/01/2018 13h09

No detalhe, à esquerda vemos Nearis Green e, à direita, Jack Daniel. A própria presença, ao centro e entre brancos, de Nearis na foto já era a primeira suspeita de sua importância

Fonte: Hypeness

A marca de uísque Jack Daniel’s reconheceu recentemente que receita da bebida e as técnicas de destilação devem ser creditada a um ex-escravo chamado Nearis Green.

O Jack Daniel’s está prestes a completar 150 anos e é um dos uísques mais vendidos mundialmente, além de ser reconhecido como um símbolo nos EUA.

Até então o mérito era oferecido ao Reverendo Dan Call, dono da destilaria onde Nearis era escravo. Acontece que Call, como na maior parte dos casos, nada fazia além de possuir o local; quem trabalhava e de fato entendia de uísque era Nearis – e foi ele quem ensinou tudo a Jack.

O papel central de Nearis na construção da marca não era exatamente segredo, sendo mencionado desde os anos 1960, mas como toda contribuição advinda de escravos, acabou sendo apagada ao longo da história, e só confirmada agora.

A Jack Daniel’s admite que o “apagamento” de Nearis da história da marca se deu – e que, diante de uma efeméride como um aniversário, a marca se viu na posição de querer falar da própria história – incluindo a participação de Nearis como algo a se orgulhar.

Barris de produção de Jack Daniel’s hoje em dia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado