Menu
Mídias e Identidade

Fundação vai retomar Cineclube Wladimir Carvalho

Arquivo Geral

29/08/2018 14h39

Brasília – Diretor Vladimir Carvalho é homenageado durante o do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. (Wilson Dias/Agência Brasil)

Fonte: Fundação Astrojildo Pereira

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) vai retomar, no dia 4 de setembro, as atividades do Cineclube Vladimir Carvalho, no Conic. A primeira agenda será a exibição do documentário Barra 68 – Sem Perder a Ternura será exibido ao público na data do lançamento, às 18h30. A entrada é gratuita. As exibições de outros filmes brasileiros e estrangeiros também estão previstas para todas às terças-feiras, a partir do mesmo horário.

Com direção do próprio cineasta Vladimir Carvalho, de 83 anos, cujo nome batizou o cineclube, o documentário mostra, ainda, a série de agressões sofridas pela comunidade da UnB desde o golpe militar até os anos de 1968, ano em que cerca de 400 estudantes foram agredidos e presos em uma quadra de esportes. O período da ditadura militar no Brasil é de 31 de março de 1964 a 15 de janeiro de 1985.

Produzido em 2000 e lançado no ano seguinte, o filme foi bem recebido, à época, pelo público de festivais nacionais. A obra cinematográfica parte de um depoimento de Darcy Ribeiro no momento em que revela o seu sonho de criar, em Brasília, uma universidade autônoma que representasse o grande centro de pensamento da crítica nacional.

No dia da exibição, o público terá a oportunidade de conversar pessoalmente com Vladimir em uma roda de discussão sobre o documentário. Para ele, a invasão à UnB foi uma barbárie. “Havia pessoas que tinham filhos lá na universidade. Foi muito marcante para Brasília, já que foi uma agressão ao lugar sagrado, que é lugar do conhecimento”, afirmou Wladimir Carvalho, no Espaço Arildo Dória, no Conic, próximo à Rodoviária do Plano Piloto de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado