Menu
Mídias e Identidade

Ex-ministro da igualdade racial assume vice-presidência do Vasco

Arquivo Geral

24/01/2018 10h56

Divulgação

O ex-ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo, foi empossado na última segunda-feira como primeiro vice-presidente do Vasco da Gama, um dos mais importantes clubes de futebol do Rio de Janeiro.

Elói Ferreira também foi presidente da Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cultura, subsecretario estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro e chefe de gabinete da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

NA solenidade, o vice-presidente recordou que a sua relação com o Vasco iniciou-se quando o pai mudou para o Rio de Janeiro no início da década de 60 e se tornou funcionário em São Januário cuidando da portaria.

Elói Ferreira de Araújo se emocionou ao lembrar-se de que pai dormia embaixo da arquibancada do estádio, e das vezes em que ele, ainda criança, ia tomar banho de mar na sede do Calabouço.

“Eu vi meu pai aqui hoje. Somos de Itaperuna-Rj, uma região muito seca, e ele era meeiro. E ele foi empurrado para fora porque não tinha terra para produzir. Não suportou mais aquilo e veio para o Rio, onde arrumou um emprego no Vasco, em 1961. Ficou praticamente até se aposentar e morrer. Então, o Vasco foi muito forte em nossa vida”, afirmou.

O Vasco da Gama contribuiu decisivamente para que o futebol deixasse um esporte exclusivo de descendentes de ingleses e jovens da aristocracia no começo do século passado. Foi pioneiro ao incluir negros na equipe principal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado