Menu
Mídias e Identidade

Embaixada celebra aniversário de 70 anos do Estado de Israel

Arquivo Geral

19/04/2018 15h17

Divulgação

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, promoveu na noite de ontem, quarta-feira (18), uma festa para celebrar os 70 anos de criação do Estado de Israel. Centenas de pessoas do corpo diplomático, segmento artístico, político, militar entre outros compareceram.

Durante a cerimônia oficial foi exibido um vídeo com depoimento do primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, analisando as décadas de luta e de conquista do país em várias áreas.

A imagem foi transmitida por um telão instalado no pátio da embaixada. O Estado de Israel foi fundado em 1948, sob a liderança de David Ben Gurion. Antes dessa decisão, nação recente enfrentou a “Guerra da Independência”, que ocorreu entre maio de 1948 e janeiro de 1949.

Uma lembrança em vários pronunciamentos na solenidade de ontem foi a do brasileiro Oswaldo Aranha. Coube a ele, em 1947, como chefe da delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU), presidir a II Assembléia Geral da ONU que votou o Plano da ONU para a partição da Palestina de 1947, que culminou na criação do Estado de Israel, fato que rendeu a Aranha eternas gratidões dos judeus e sionistas por sua atuação.

Imagem de Oswaldo Aranha na Revista Time, referente ao gesto dele na Assembleia da ONU

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado