Fonte: Ascom/Minc
Edital lançado esta semana (5), em São Paulo, vai destinar R$ 45 milhões em produção e comercialização de jogos eletrônicos no Brasil. A iniciativa é do Ministério da Cultura e da Agência Nacional do Cinema (Ancine) por meio da nova política de games, que também vai envolver projetos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).
No lançamento,o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão informou que o segmento de games vem experimentando um crescimento “exponencial”: “Bem acima da média da economia criativa, que já é muito alta. Acredito que a demanda comprovou o acerto do lançamento dessas linhas”. Atualmente, existem cerca de 400 empresas de games ativas no País, que produzem jogos regularmente.
Os recursos aplicados para produção, desenvolvimento e comercialização são oriundos do montante destinado a games no Plano Anual de Investimentos (PAI) de 2018, aprovado em maio deste ano, pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (CGFSA). Além dos R$ 35 milhões, o MinC investirá outros R$ 10 milhões em aceleradoras; recursos provenientes do PAI de 2017.