Menu
Mídias e Identidade

Cruzada do WhatsApp contra fake news

Arquivo Geral

04/07/2018 16h15

Atualizada 20/07/2018 16h19

Divulgação


Fonte: Olhar Digital e Blog do WhatsApp

O O WhatsApp decidiu tomar várias medidas para enfrentar a prática de fake news na rede. A mais recente foi anunciada nesta quarta-feira. Por meio de comunicado no Blog do WhatsApp, a empresa anunciou um programa global de investimentos em pesquisas que tenham como foco combater boatos disseminados em escala na rede. Serão financiados até 20 projetos de pesquisa com US$ 50 mil cada.

Esse investimento é uma resposta á constatação de que boatos espalhados pelo WhatsApp levaram a linchamentos que deixaram 27 pessoas mortas em apenas dois meses na Índia.

No comunicado compartilhado com o governo indiano, o WhatsApp também mencionou ações como uma etiqueta que avisa ao usuário de que a mensagem que ele recebeu foi encaminhada muitas vezes (indício de que se trata de uma corrente).

Outra medida com propósito semelhante são as novas configurações para grupos. Na última segunda-feira, o WhatsApp lançou lançou uma ferramenta que permite que somente administradores possam enviar mensagens a um perfil.

Muitas pessoas utilizam grupos para receber comunicados e informações importantes, como pais e professores de uma escola, centros comunitários e organizações sem fins lucrativos. Para ativar basta acessar os “Dados do Grupo”, acionar “Configurações/Ajustes do Grupo” > “Enviar Mensagens” e selecionar “Somente Admins”.

Divulgação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado