Menu
Mídias e Identidade

Ceilândia é a cidade com maior quantidade de terreiros no DF, aponta MinC

Arquivo Geral

02/05/2018 18h52

Divulgação

Brasília tem 330 terreiros de candomblé e umbanda, como demonstra o 1º Mapeamento dos Terreiros do Distrito Federal realizado pela Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a UnB. O estudo completo será lançado oficialmente nesta quinta-feira (3), no Museu da República.

O estudo registra os principais locais dedicados à prática das religiões de matriz africana para a promoção de políticas públicas que vão do acesso a serviços básicos ao combate à intolerância religiosa. O levantamento também constata que Ceilândia é a localidade com maior registro de terreiros, tendo 18,6% (43) do total.  Planaltina ocupa a segunda posição, com 10,8% (25) dos terreiros. Gama, Sobradinho, Sobradinho II, Samambaia e Santa Maria possuem, em média, 15 terreiros cada.

A pesquisa ainda aponta que a maioria dos terreiros fica no ambiente urbano (87,8%). Os demais (12,2%) estão em áreas rurais. Quanto à denominação, 33,5% são de candomblé, 57,8% de umbanda e 8,9% reúnem as duas religiões de matriz africana.

Fonte: Minc e Fundação Palmares

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado