Menu
Mídias e Identidade

Agrônomo congolês inaugura restaurante de gastronomia africana em Brasilia

Arquivo Geral

10/10/2018 13h32

Arquivo pessoal

O agrônomo congolês, Jonathan Fumusboa, de 29 anos, inaugura no próximo dia 19 de outubro, o restaurante African’s Grill Delicius, no Núcleo Bandeirante, na Praça Central, Lote 4, Loja 4 (em frente ao posto de saúde). Segundo o empresário, a intenção é propiciar aos brasilienses a diversidade culinária do continente africano com preços atrativos e atendimento primoroso.

Jonathan Fumusboa divulga que no restaurante os clientes poderão provar pratos tradicionais como Doro What, da Etiópia e o Fufu Congo. “Vamos também oferecer uma receita de pizza africana, será um especial da casa”, comenta o congolês.

Doro Wat é um dos mais famosos pratos africanos. Na Etiópia, especialmente, é encontrado na maior parte dos restaurantes. O sabor é picante. É servido com pão sírio etíope chamado injera, uma espécie de panqueca esponjosa feita com farinha de teff (um grão nativo da área).

Fufu consiste de uma massa espessa feita à base de um carboidrato e servida com um caldo grosso que pode conter peixe, tomate, óleos e carne. O fufu pode ser feito com inhame, mandioca ou milho, banana-da-terra e até mesmo arroz. Na cultura angola é conhecido com funge.

Na elaboração do cardápio, o objetivo de Jonathan Fumusboa é tentar agradar e encantar os paladares com os sabores temperos tradicionais africanos. O menu contém receitas de 30 países africanos. Segundo Jonathan, é desafiador contemplar a gastronomia africana por se tratar de um continente muito grande com 55 países e uma variedade alimentar e cultural ampla e diversificada.

Jonathan Fumusboa. Foto: Arquivo pessoal

African’s Grill é uma franquia internacional. Esta é a terceira unidade. Os anteriores estão em funcionamento em Orlando, nos Estados Unidos da América, e Paris, na França, comandados por sócios de Jonathan Fumusboa. No Núcleo Bandeirante, o estabelecimento integra além do restaurante africano, uma padaria e uma pizzaria.

Historicamente, o Brasil recebeu do continente africano grande influência cultural. Em razão do processo de escravidão, vieram para o nosso território vários povos de raízes bantos e sudaneses. Passado cinco séculos, esses traços estão vivos no quotidiano da população, ainda que de modo desconhecido para a grande maioria das pessoas.

Essa é a aposta de Jonathan Fumusboa. Ele quer despertar e fortalecer essas influências, religar essa ponte por meio da gastronomia. African’s Grill por contar também com padaria vai funcionar desde as primeiras horas da manhã. “Os moradores da região terão a opção de comprar pães, bolos biscoito e leite e temos lanche. O almoço será servido a partir das 11h, tanto pelo sistema self service quanto no à la carte”, complementa.

Formado em agronomia pela UnB, Jonathan Fumusboa relata que a ideia de criar o restaurante começou por meio da experiência de um estagio no Ministério de Agricultura e Meio ambiente, onde atuou na área de agricultura sustentável e na execução do plano ABC (agricultura de baixa emissão de carbono).

“Nas rodas de conversas com vários profissionais, como engenheiros, nutricionistas e professores ampliei minha visão em relação à agricultura africana e produção de alimentos comuns entre Brasil e África, sobretudo, o intercâmbio na culinária”, recorda o empresário.

Outra inspiração veio dos pratos que Jonathan conheceu por meio da mãe, no Congo. “Além disso, nas minhas viagens de trabalho ao redor do mundo, aproveitava sempre para visitar algum restaurante temático para comer e vivenciar os sabores diferentes. Fiz isso em Nova York, Los Angeles, Orlando, Paris , Bruxelas e Portugal”, revela Jonathan.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado