Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Sete de Setembro pelo mundo

Marcelo Chaves

10/09/2018 10h27

Fotos: Arquivo Pessoal

Várias embaixadas brasileiras pelo mundo festejaram o dia em que se comemora a Independência do Brasil: 7 de Setembro. Os eventos, tendo as cores verde e amarela como destaque, foram bastante criativos, contando com o patrocínio de empresas privadas.

Apesar de exitosos, todos ocorreram de modo discreto, não deixando de se levar em conta a economia de recursos orçamentários. Por conta do atentado sofrido pelo candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, shows e apresentações ao vivo foram cancelados.

Filipinas

Embaixador Rodrigo do Amaral com a embaixatriz Laís

A data da Independência do Brasil também foi lembrada e festejada nas Filipinas. Um evento nas cores verde e amarela, com a presença de cerca de 400 convidados, movimentou os salões do The Peninsula, em Manila, capital do país.

No discurso proferido, o embaixador Rodrigo do Amaral lembrou das afinidades históricas e culturais entre Brasil e Filipinas, além de conclamar a comunidade brasileira residente no país a não deixarem de votar nas eleições.

 

Uruguai

Embaixador Hadil Vianna entre os filhos Filipe e Maria e o arquiteto Nardim Júnior

No Uruguai, em Montevidéu, o Sete de Setembro foi comemorado na sede do Mercosul com a presença de 500 convidados, como o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, e o ex-presidente do Uruguai Luis Alberto Lacalle.

Em seu discurso, embaixador Hadil da Rocha Vianna além de agradecer a presença de todos e saudar a data, aproveitou para despedir-se do posto, uma vez que exercerá em breve a chefia da Embaixada do Brasil em Varsóvia, na Polônia.

Alemanha

Embaixador do Brasil na Alemanha Mário Vilalva

Como acontece tradicionalmente na chegada do Sete de Setembro, a Embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha, lembrou uma das datas mais importantes do calendário nacional e esperadas por todos nós brasileiros.

Ao falar na noite, que contou com iguarias típicas da culinária nacional, o embaixador do Brasil na Alemanha, Mário Vilalva, fez um discurso de exaltação à democracia brasileira e de otimismo em relação ao futuro do país.

México

Embaixador Mauricio Lyrio em seu discurso

Na Cidade do México, na Embaixada do Brasil no país, o embaixador Mauricio Lyrio recebeu cerca de 400 convidados para lembrar o 7 de Setembro de maneira descontraída. Uma cozinheira brasileira preparou pratos típicos.

Em seu discurso, Mauricio lembrou a grandeza do Brasil no seu passado, presente e seu futuro assim como a diversificada e frutífera relação com México em todos os seus setores, que se intensificou nas últimas décadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado