Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Para a leitura dos pequenos

Marcelo Chaves

10/03/2019 17h00

Atualizada 11/03/2019 22h41

Fotos: Arquivo Pessoal

Os livros infanto-juvenis já não são, apenas, um recanto das histórias para serem lidas rapidamente antes de dormir. Nos últimos anos, um verdadeiro boom da literatura para crianças e adolescentes sofreu uma repaginação e, agora, pode-se ver nas livrarias enredos que envolvem não só os baixinhos, mas convidam, inclusive, adultos para uma leitura dinâmica e surpreendente. Por isso, o Jornal de Brasília pediu a tradutora e pedagoga Jakeline Nunes para listar livros imperdíveis para você adicionar já à biblioteca de leitura dos pequenos. Confira.

VAI EMBORA, GRANDE MONSTRO VERDE

Autor e ilustrador: Ed Emberley

Tradução de: Gilda Aquino.

Editora: Brinque-book

Número de páginas: páginas não numeradas.

O livro de Ed Emberley, é uma obra inusitada que pode ser lida por crianças crescidas e para bebês. A ordem imperativa dada no título é um convite divertido e inusitado que ensina a enfrentar o medo de um Monstro Verde, de horripilante nariz azul-esverdeado e feiosos dentes afiados.

A publicação não é para sentir arrepios. Pelo contrário, é por meio das páginas recortadas que o Grande Monstro Verde surge e desaparece, relvando a genialidade do de um projeto gráfico lúdico pensado na infância.

NÃO!

Autora e ilustradora: Maria Altés.

Tradução: de Gilda Aquino.

Número de páginas: 31 de páginas.

Imagine um cão bagunceiro que está envolvido em compreender um grande mistério. É assim que Maria Altés descreve a aventura de como o cão se confunde sobre o próprio nome, já que sempre escuta “não!” quando ajuda a desarrumar a cama feita ou quando prova antes de todos da casa o delicioso jantar posto à mesa.

O pet simpático e trapalhão vive com uma amorosa família. No lar do bem-intencionado animalzinho, todos insistem em chamá-lo daquilo que imagina ser um nome próprio de cachorro: “Não”! Todavia, o bom amigo desse lar se chamaria assim? Durante a curiosa leitura e por meio de uma ilustração divertida – que complementa a história da página do livro – é que o leitor se aventura para descobrir, junto com o cãoesforçado, qual é o verdadeiro nome escrito na coleira.

EU SOU O REI

Autor e ilustrador: Timmers

Tradução de: Vânia Maria A. de Lange

Edtora: Brinque-book

Número de páginas: 27

Em uma confusão sensacional, os animais da floresta estão alvoroçados e o motivo é uma coroa que está circulando entre cascos duros de tartaruga, por chifres de bodes, e, até, pelo novo famosinho do mundo animal: o frondoso flamingo. Contudo, o que está no ar do reino animal é: “em quem a coroa cairá perfeitamente?”.

Em uma proposta inusitada Leo Timmers encanta crianças de todas as idades a darem boas gargalhadas com divertidos questionamentos e reflexões sobre quem é o verdadeiro rei da floresta. O toque do estilo literário non sense, “sem sentido” em tradução literal do inglês, é dado pelas ilustrações que promovem um convite à imaginação e ajudam a justificar em quem a coroa cairia melhor.

111 POEMAS PARA CRIANÇAS

Autor: Ségio Capparelli.

Ilustradora: Ana Gruszunski

Número de páginas: 135

Poemas para crianças? Claro que sim! Isso é o que comprova a deliciosa obra de Sérgio Capparelli que faz do ato poético um jogo rimado com os temas cotidianos da infância.

Dessa forma, poemas, poemas visuais e limeriquessurgem da imaginação do poeta para que as palavras recaiam sob a página do livro poético, gerando brilhantes passatempos sobre temas, como: os dias da semana, a sombra, os tremeliques, o tatu, e etc. A leitura, certamente, deve ser adicionada à rotina dos pequenos brincarem de poesia.

O 14º PEIXINHO DOURADO – ACREDITE NO IMPOSSÍVEL

Autora: Jennifer L. Holm

Tradução: Rosa Amanda Strausz

Editora: Rocco

Número de páginas: 190

O 14º Peixinho Dourado, da premiada autora Jennifer L. Holm, conta histórias divertidas e simpáticas de Ellie, uma garota de 11 anos que sente falta dos amigos da escola que estudava e muita saudade do seu peixinho dourado que acabou de ir embora.

Enquanto Ellie aprende a viver perdas e conquistas, o leitor se delicia com as cativantes aventuras da criativa personagem. Confira!

OS LIVROS DA SELVA – CONTOS DE MOWGLI E OUTRAS HISTÓRIAS 

Autor: Rudyard Kipling

Tradução de:

Número de páginas: 400

Autor: Zahar

A beleza, os perigos e as lições do mundo animal são o tema deste livro. Nas matas da Índia, o menino Mowgli é adotado pelos lobos, aprende com eles os segredos da selva e enfrenta o terrível tigre ShereKhna, que, ao descobrir que o humano vive entre os animais, dá um ultimato aos lobos: se a alcateia não se livrar de Mowgli, ele agirá pela força, impondo sua vontade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado