Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Dicas para o verão com a dermatologista Cristina Salaro

Marcelo Chaves

13/11/2018 9h53

Fotos: Arquivo Pessoal

No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois o sol e a desidratação podem trazer problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, até mesmo aumentando o risco de câncer. A coluna conversou com a médica dermatologista Cristina Salaro. Com especialização na Harvard Medical School e residência no The Mount Sinai Medical Center, em Nova York, entre outras instituições, ela deu dicas de como cuidar corretamente da pele para chegar com uma aparência perfeita no verão.

Sabemos que da mesma forma que é importante cuidar da pele com produtos, é importante cuidar de dentro para fora. Desta forma, quais são os cuidados que devem ser tomados em relação a alimentação para que se tenha uma pele bonita e saudável?

A alimentação tem ligação direta com a pele.  Se você quer preparar bem a sua pele para o verão, invista em alimentos que contenham a coloração alaranjada. Por exemplo, mamão, laranja e cenoura. Consuma também muita água, pois a hidratação da pele começa realmente de dentro para fora.

Quais são os cuidados que devem ser tomados para chegar ao verão com uma pele impecável?

Todo mundo tem que ter cuidado com a pele, independente a estação ser verão ou outono, inverno ou primavera. Se você quer preparar bem a sua pele para o réveillon e para o verão, invista em procurar um bom dermatologista e iniciar um bom tratamento. Recomendo não utilizar muitos ácidos. Eles deixam a pele fininha e menos protegida em relação ao sol, caso vá à praia ou piscina, que é de costume no verão.

Você pode optar por uma esfoliação suave uma vez por semana, com produtos específico para o seu tipo de pele, além de máscaras específicas para a necessidade de cada rosto.

É importante lembrar da pele do corpo. Se há celulite ou flacidez é interessante investir em sessões de sculptra, ou seja, o ácido polilático. São necessárias três sessões e as áreas comuns de se trabalhar são os glúteos, a parte posterior das coxas e também o abdômen para deixar a pele mais firme.

De que forma deve ser feita a escolha de um protetor solar ideal?

Se for se expor ao sol, escolha um filtro solar com fator proteção acima de 60, que tenha um amplo espectro de proteção que resguarda contra raios UVA e UVB. Deve-se utilizar 20 minutos antes da exposição solar e reaplicar de 2 em duas horas, principalmente se você mergulhar ou tiver sudorese excessiva. Se você tiver a pele oleosa, opte por filtro solar em gel, gel creme ou com toque seco, e se a sua pele for seca, opte por filtro solar em creme. Eles são mais hidratantes.

Se fosse para montar um cronograma da beleza diário, quais são os três “passos” que devem ser realizados todos os dias?

Os três passos importantes em relação aos cuidados diários são, limpar, cuidar e proteger do sol. A limpeza começa com a escolha de um bom sabonete apropriado para cada tipo de pele. Ela deve ser feita ao acordar pela manhã e por volta de 20h. Assim você estará limpando corretamente a pele.

O cuidar me refiro aos cremes anti-idade, que são utilizados no período noturno. Eles podem conter resveratrol, vitamina C e vitamina E, dentre tantos outros ativos disponíveis na atualidade.

Outro ponto fundamental é a proteção solar diária, assim como escovar os dentes e pentear os cabelos. Temos que adquirir o hábito de usar diariamente o filtro solar.

Em relação a maquiagem, de que forma os produtos devem ser usados? Existe alguma restrição?

Sou a favor do mínimo de maquiagem possível. Indico que se invista em maquiagem quando tiver que realmente utilizar, em locais como uma festa, um jantar importante ou um casamento. No dia a dia opte por um filtro solar que tenha efeito de base, desta forma, já estará maquiada de uma maneira suave e bem protegida também.

Em relação a maquiagem e exposição solar, uma dica do que faço e gosto é utilizar um filtro solar com uma boa cobertura, com efeito de base para ir a praia. Fica um efeito lindo e o filtro solar pode servir como maquiagem durante o dia no verão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado