Menu
Brasília

Lucros e perdas

Arquivo Geral

07/11/2016 9h54

São Paulo e Cruzeiro, com suas goleadas sobre Corinthians e Fluminense, respectivamente, se livraram de qualquer risco de rebaixamento. Vá lá… Ainda falta alguma coisinha, mas como quem vem atrás está a uma distância razoável, só uma infeliz (e bota infeliz nisso) combinação de resultados pode ameaçá-los. Vou cravar: estão livres. O Palmeiras, batendo o Internacional, faz as contas de com quantas rodadas de antecedência conquistará o título nacional. Provavelmente com o Santos como vice. O Vitória, que sofreu muito no seu Barradão, aproveitou a derrota do Internacional para o Verdão e respira fora do Z-4. Está dando tudo nesta reta final o rubro-negro baiano. O Colorado, ao contrário… As rodadas que faltam prometem muitas emoções para a torcida gaúcha. Escapará? Na luta pelo G-6, ninguém saiu do lugar na briga pela sexta vaga – Timão, Fluminense e Furacão perderam. E todos agora torcem pelo Galo na Copa do Brasil, para o G-6 virar G-7 (o Botafogo já garantiu seu quinto lugar e festeja isso).

Queda livre

Há algumas rodadas o colunista escreveu sobre a inesperada presença de três times do Rio de Janeiro entre os seis primeiros lugares colocados do Brasileiro. O Flamengo sentia “cheirinho” de hepta; o Botafogo, que todos apontavam como postulante ao rebaixamento, realizava uma campanha digna de registro e subia; e o Fluminense conquistava três vitórias seguidas, duas fora de casa, e já sonhava com o G-4 (na época, o que valia para a Libertadores). De repente, o fio virou. O rubro-negro está há cinco jogos sem vencer e já nem é mais o vice-líder; o Fluminense está há seis partidas sem ganhar e vê hoje o G-6 como um sonho inalcançável; só o Botafogo mantém o ritmo. E tudo isso depois que o Maracanã voltou a estar à disposição. Sei não, mas acho que vão precisar benzer o estádio para o ano que vem…
Dúvida cruel
Por falar em Fluminense… Em 20 dias o tricolor elegerá seu presidente para o próximo triênio, com o sócio torcedor, ou sócio-futebol, votando pela primeira vez – e, sabemos todos, os resultados contam nesta hora. Mas o time, apesar de aparentemente fechado com o treinador, dava mostras que o prazo de validade de Levir Culpi tinha acabado. Então, para agradar os corneteiros e ganhar uns votos… Como é mais fácil admitir que contratou mal, que não tem comando, que a vaca foi para o brejo, os cartolas tricolores tomam a atitude mais fácil: demitem o treinador e colocam o auxiliar (Marcão) para comandar o time nas últimas quatro partidas do Brasileiro.

Alvo errado

Justíssimo o protesto do Santos, ontem, na partida contra a Ponte Preta. Realmente, a alteração do seu jogo, que passou da noite de sábado para a manhã de domingo foi, sim, uma tremenda falta de respeito. E a mudança foi anunciada na noite de sexta-feira. Só que o alvo do protesto, no entender deste colunista, foi incorreto. A CBF, tantas vezes acusada pelas mazelas de nosso futebol, é inocente na situação. Se há alguém a ser criticado esta é a Polícia Militar de São Paulo, que mais uma vez assina sua incapacidade e diz não poder garantir a segurança em Campinas porque a quilômetros de lá o Guarani decidia a terceira divisão (perdeu). Mas há outros culpados. O Ministério Público pode entrar na relação por querer se meter onde não é chamado (na realidade foi chamado, pela PM). Finalmente, o Santos deveria protestar, também, contra as torcidas organizadas – as suas incluídas -, afinal de contas, é por causa das arruaças por elas promovidas que a PM se diz incapaz de garantir o cidadão. E aí acontece tudo o que se vê.

Segundona

Atlético Goianiense, da região Centro-Oeste; Vasco, da região Sudeste; Avaí, da região Sul; Bahia, da região Nordeste. Neste momento, o G-4 da Série B do Brasileiro é uma verdadeira integração nacional – falta a região Norte, mas como são apenas quatro vagas, alguém teria de ficar de fora mesmo. E, com exceção do Dragão e do Vasco, que desde o início da competição estão por ali, nas primeiras colocações, há grande variação nos outros dois postulantes ao acesso para a elite nacional. O Vasco, mesmo, que já foi líder disparado, hoje conta com a ajuda e os tropeços dos rivais para continuar entre os quatro primeiros colocados. Há mais gente brigando pelas vagas: Náutico, Londrina, CRB… A partir daí já fica mais complicado.
Amanhã teremos uma rodada completa. Com boa vantagem, o Atlético Goianiense pode assegurar que, quaisquer que sejam os resultados, continuará no primeiro lugar. Vasco e Avaí até continuarão no G-4, mas podem ver a gordurinha terminar de vez. A partir daí… Tudo pode acontecer. Ah… Na parte de baixo, o Bragantino vacilou por ele e pelo Joinville ao não derrotar o Oeste. Tupi e Sampaio Correia já foram.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado