Menu
Julio Jardim

Capricha no samba

Arquivo Geral

26/10/2016 16h28

https://www.youtube.com/watch?v=PApjMK9Tmzw

Alex Souza e Dudu 7 Cordas realizam show recheado de músicas autorais com inspiração no samba

Fechando a programação do Sexta Sonora de outubro, o compositor e violonista, Alex Souza, convida o multi-instrumentista, Dudu 7 Cordas, para um duo que leva o tempero do samba para o palco do Sexta Sonora. No repertório, samba de roda, samba-choro, samba partido alto, todos representados nas músicas do último disco “Capricha na Pimenta”, gravado em 2015, além de algumas canções inéditas que o violonista está preparando para um novo álbum. “Os espaços onde as pessoas tocam música autoral estão cada vez mais restritos e as pessoas não tem muita paciência para ouvir músicas que não conhecem. Mas, no Sexta Sonora é diferente. O pessoal está aberto a escutar o seu trabalho”, disse o músico. “Será um bom momento para sentir o feedback do público sobre as novas canções”, avalia Alex Souza. O show é nesta sexta-feira, 28/10, às 19h30, no C’est la Vie Bistrô & Creperia, na 408 Sul.

O brasiliense Alex Souza cresceu cercado pelo samba. Na casa da infância de Alex, lugar de música sempre foi perto da cozinha. Da mesma forma que a comida, a vocação agregadora do gênero acabou inspirando o músico a compor canções como um tempero que realça as reuniões de família e de amigos. Assim nasceu o “Capricha na Pimenta”, segundo álbum solo de sua carreira musical. “Capricha na Pimenta é uma metáfora. Um convite ao realce dos melhores sabores. Daí a menção à pimenta”, destaca o músico. As faixas foram compostas banhadas no universo dos grandes mestres bambas – Noel Rosa, Cartola, Assis Valente, Pixinguinha, Chico Buarque, Gilberto Gil, Almir Guineto, Dona Ivone Lara e Moreira da Silva, suas principais influências.

Em 2015 o álbum foi apresentado no Rio de Janeiro, Sao Paulo, Belo Horizonte e Caraíva, na Bahia. Alex Souza também é parte do grupo Caraivana. Todo verão, o sexteto viaja para a badalada praia baiana, onde fica por 40 dias se apresentando em bares e divertindo os veranistas. “Em Caraíva experimento com o público canções e o repertório de novos trabalhos”, disse o violonista.

Sobre os músicos

Alex Souza é ator, cantor, compositor e instrumentista. Bacharel em interpretação teatral pela UNB – Universidade de Brasília, hoje integrante do grupo Caraivana. Participou de diversos musicais como ator, cantor, compositor e violonista. Entre eles se destacam:  A Dança dos Signos, Noturno, Lendas e Tribos, 1492 – A Conquista do Paraíso, Sujeito Estranho, O Vale Encantado. Participou de espetáculos do diretor Hugo Rodas: O Tempo e a Ira, As Idades de Lola, Rosa Negra e Salve o Prazer. Foi premiado em importantes festivais: FICO – Primeiro colocado e melhor interprete; Festival Canta Cidade Livre FINCA – segundo colocado e melhor interprete; FINCA – terceiro colocado e melhor interprete; Prêmio SESC de Música-Tributo a Brasília – terceiro colocado; Prêmio Tom Jobim segundo colocado.

Luiz Eduardo de Souza, o Dudu 7 Cordas, nasceu em Niterói e iniciou a sua carreira musical em São Gonçalo, interior do Estado do Rio. A música lhe foi apresentada por seus pais, nos fins de semana, com LP’s de Roberto Ribeiro, Clara Nunes e Partido Em Cinco, entre outros mestres da MPB. Começou tocando cavaquinho, aos 12 anos de idade, como autodidata. Posteriormente, aos 14, seu mestre foi Alexandre Campos, com aulas de violão. Aos 17 anos se mudou para Brasília, onde com apoio de seu tio Brito do Cavaco começou a criar as primeiras baixarias no violão de sete cordas. Já gravou discos com Alex Souza, Trio Caraíva, Brasilienses, Feijão de Bandido, George Lacerda, Coisa Nossa e Kris Maciel. E em 2011 se lançou como compositor, além de instrumentista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado