Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Joe e Frejat intensificam conversas

Arquivo Geral

16/04/2018 7h00

Atualizada 15/04/2018 20h56

Na chapa de Jofran Frejat (PR/foto) para o GDF, o presidente regional do DEM, deputado Federal Alberto Fraga, tinha as melhores condições para o Senado. Mas vem cometendo tropeços públicos e nos bastidores. Está em movimento de queda. Enquanto isso, Paulo Octávio (PP) conquista mais apoio, grão a grão em uma curva crescente. Se o movimento de aproximação do presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Joe Valle (PDT/foto), se consolidar vai bagunçar todo o coreto. Afinal, são apenas duas vagas nas urnas. O parlamentar mira o Senado dentro de um governo do republicano. Hoje Frejat e Valle se reúnem para mais uma rodada de conversas sobre a possível aliança.

E o vice?

Na coligação de Frejat, o nome do presidente regional do PP, deputado federal Rôney Nemer, continua a se consolidar como opção para vice-governador. Apenas uma derrota do parlamentar no STF pode mudar esta pré-composição. Rôney responde a um processo com potencial para retirá-lo da corrida eleitoral. Tirando isso, Frejat e Nemer têm ótimo relacionamento e ideias parecidas de gestão.

Favor conveniente

O ex-deputado distrital Olair Francisco (PP) tem feito uma fé (zinha) para ser incluído nos planos de Nemer. O ex-deputado conta com a estratégia de que o cacique será vice na chapa com Frejat, mas antes mesmo que isso aconteça, Olair já planeja um plano B: “Posso entrar nessa caso o Rôney não queira ou não possa.”

PSD: Planos Proporcionais

Com a indicação da pré-candidatura do presidente regional e deputado federal Rogério Rosso para o Senado, o PSD começou a redefinir os planos para a Câmara dos Deputados. O fiel escudeiro do parlamentar, o vice-governador Renato Santana, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRC), Adriano Marrocos, serão apostas da agremiação para a Casa.

Samba de uma nota só

Santana é mais conhecido pelo trabalho corpo a corpo nas comunidades carentes. Mas Rosso afirma que o aliado não toca um samba de uma nota só. Segundo o dirigente, o vice-governador conhece o funcionamento da Câmara e está bem a par das bandeiras do PSD, em especial a valorização do servidor, a reformulação fiscal e o incentivo ao setor produtivo, principalmente das micro e pequenas empresas.

Reforma tributária

Marrocos, por outro lado, simboliza os princípios da reforma tributária. “O PSD quer a reforma, com redução da carga tributária incidente no cidadão. Precisamos também da redução dos custos de produção e comercialização de bens no Brasil. Uma simplificação tributária, como com a criação do Imposto de Valos Agregado (IVA), seguindo o modelo europeu”, argumenta Rosso. Neste caso, grande parte dos tributos que hoje tem versões municipais, estudais e federais seriam unidos em um único tributo diretamente para União e que depois seria repassado para os entes federados.

Código de otimismo para a Luos

A aprovação do Código Obras na Câmara Legislativa animou o governo Rollemberg. O projeto por muito pouco não subiu no telhado. Méritos do Buriti e do presidente das Casa, Joe Valle. Agora, o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade (foto), está com convicção de que é possível votar a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) ainda neste ano, mesmo com a eleição batendo a porta.

Aldo Rebelo

O Solidariedade do deputado Augusto Carvalho lança hoje Aldo Rebelo (foto) ao Planalto

CLDF quer sistema eletrônico do TCDF

A presidência da Câmara Legislativa foi atrás do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para levar do Tribunal para a CLDF o mesmo sistema eletrônico de informação usado pelos auditores e conselheiros da Corte. A promessa é de que a medida se alie ao projeto de extinção da verba indenizatória no corte de gastos, principalmente, com transporte e combustível para a entrega de documentos pela Câmara.

Rede de dados

Enquanto isso, a CLDF também abriu uma licitação para adquirir infraestrutura para serviços informatizados. Serão R$ 2, 4 milhões para pagar servidores, configuração e capacitação, para compor a rede de processamento de dados da CLDF.

Um ano para GDF construir nova escola

O Tribunal de Justiça do DF e Territórios confirmou sentença de 1º Grau da ação pública que condenou o Distrito Federal a reconstruir a Escola Classe 410 de Samambaia. O DF ainda tentou se livrar da situação, alegando falta de recursos para a obra e o princípio da separação de poderes, mas sem sucesso. Problemas crônicos da escola como infiltrações, pisos desnivelados, portas danificadas, instalações elétricas aparentes, falta de condições de segurança, complicam a vida de alunos e professores há mais de nove anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado