Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Torneio do Atlântico

Arquivo Geral

06/08/2017 14h18

Atualizada 11/08/2017 15h13

Passados alguns meses que o presidente rubro-negro Gilberto Cardoso tornara-se uma pessoa espiritual, a Federação Carioca de Futebol interrompeu o seu campeonato, pelo final de 1955, para prestar homenagem ao dirigente. E foi promovido um torneio quadrangular, com as participações dos grandes rivais Flamengo e Vasco, mais os argentinos Independiente e Racing.

Pela primeria rodada, no dia 27 de dezembro, no Maracanã (local de todos os jogos), sob o apito do inglês Harry Davis, os argentinos do Independiente mandaram 4 x 1 Vasco, com gols de Micheli, Bonelli, Barraza e Juárez, contra um de Pedro Bala. Os argentinos tinham um bom time – Abraham, Barraza, Mousegne, Britos, Acevedo (Zorzenón), E.Varacka (Ariste); Micheli, Cervino, Bonelli, Grillo e Cruz (Juárez) – e o placar foi justo pelo que os dois mostraram, mesmo com os cruzmaltinos contando com equipe forte – Helio, Beto e Coronel; Mirim (Laerte), Orlando e Darío; Pedro Bala, Ademír (Vavá), Zizinho, Pinga (Alvinho), Silvio Parodi (Wilson).

Na outra partida, com gols marcados por Dida e Babá, contra o de Rodriguez, o Flamengo – Chamorro, Leone (Jorge Davi) e Servillo; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel (Milton), Duca, Dida, Esquerdinha (Babá), Zagalo – fez 2 x 1 Racing, apitado pelo também inglês Charles William, com o visitante representado por: Domínguez, Anido, García Pérez (Fernández), De Vicente, Cap, Sivo (Gutiérrez), Corbatta, Angelillo (Rodríguez), Blanco, Simes e Signa.

No penúltim dia da temporada, 30 de dezembro, Gilberto Cardoso recebeu o seu primeiro presente lá no Céu: o título do torneio em sua homenagem. Para a festa de encerramento ser completa para a torcida carioca, o Vasco da Gama – Helio; Paulinho, Darío; Mirim, Orlando (Laerte), Beto; Pedro Bala, Zizinho, Vavá, Pinga, Wilson (Ademir) –,

recuperou-se, vencendo o Racing, por 3 x 2, com Pedro Bala, Vavá e Pinga comparecendo à rede – Rodriguez e Coprbatta descontaram para Domínguez, Anido e García Pérez; De Vicente (Fernández)(Govero), Cap (Sivo)e Gutiérrez; Corbatta (Cupo), Simes, Blanco (Angelillo), Rodríguez, Signa, em prélio aptiado p0or Charles William.

No jogo final, a apitado por Harry Davis, o Flamengo, com tentos marcados por Milton, Dida e Duca sapecou 3 x 0 Independiente. E levou para as prateleiras da Gávea a Taça Gilberto Carodoso, do batizado Torneio do Atlântico, conquistada por: Chamorro; Leone, Servillo; Jadir, Dequinha, Jorda; Milton, Duca, Henrique, Dida, Babá, Zagalo – os “Hermanos” foram: Abraham; Barraza (Wrobel) e Mouseguez; Britos, Zorzenón e E.Varacka; Micheli, Cervino (Suárez), Bonelli, Grillo e Cruz.

Além da homenagem a Gilberto, o torneio celebrou a continuação da grande amizade entre o ex-rubro-negro Zizinho e o vascaíno Ademir Menezes. Como “Mestare Ziza” dizia ter grande vontade de voltar a jogar do lado do velho camarada, o Bangu o liberou para vestir a camisas cruzmaltina por aquelas duas partidas. Uma festa do futebol brasileiro, fechando as cortinas de 1955.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado